Carreta “Mulheres de Peito” retoma o atendimento e a realização de mamografias

Carreta “Mulheres de Peito” retoma o atendimento e a realização de mamografias

Webmaster 18/11/2016 - 20:23
Ao estacionar em Descalvado, no último dia 7, equipamentos de alta tecnologia apresentaram uma pane, passando por troca de peças e reparos na quinta-feira, 17, voltando a atender as mulheres que estavam agendadas



Técnico especialista em equipamentos de alta tecnologia da Secretaria Estadual de Saúde esteve em Descalvado e conseguiu concluir troca de peça danificada em equipamentos da Carreta ‘Mulheres de Peito’, na manhã da última quinta-feira, 17, com os devidos reparos, restabelecendo os atendimentos e realização dos exames de mamografia. Estadia da Carreta poderá ser ampliada para além do dia 10 de dezembro.

A vinda do Programa da Carreta ‘Mulheres de Peito’ à Descalvado foi uma conquista da Secretaria Municipal de Saúde com resposta positiva ainda no ano passado, por atender aos requisitos exigidos pelo Governo, com o reforço de pedidos feitos pelo vereador Argeu Reschini desde 2014.

A Carreta chegou a Descalvado no último dia 07, e ao realizar os primeiros exames os profissionais perceberam que o equipamento de mamografia não transmitia radiação para a conclusão dos exames. A diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli fizera contato com a área responsável do Governo e suspendeu os atendimentos até que fossem realizados os devidos reparos.

Desde o horário do almoço de quinta-feira, a equipe de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde retomou os atendimentos e a realização dos exames, cumprindo a agenda do dia. Os primeiros agendamentos que foram suspensos devido à pane foram transferidos para o início de dezembro. É importante frisar que todas as mulheres de 35 a 49 anos agendadas serão atendidas e o cronograma segue com cinco vagas reservadas a partir das 16h30, durante a semana para o atendimento de mulheres a partir dos 50 anos.

Devido a essa suspensão e atraso no atendimento dos agendamentos a Secretaria de Estado ampliou a estadia da Carreta no município até o dia 10 de dezembro, com previsão de se esticar um pouco mais esse prazo. Lembrando que os três últimos dias são reservados apenas para casos de intercorrências e revisão de exames.

Exclusivamente neste sábado, 19, e no próximo, dia 26, as pacientes agendadas devem chegar bem mais cedo, pois os atendimentos terão início às 8h e vão até às 10h30, e não das 9 às 13h, como era previsto. Durante a semana, de segunda à sexta-feira, o horário permanece igual, das 9 às 18h.

A diretora de Saúde prevê que mais de 800 mulheres farão a mamografia de forma gratuita, sem ter que se deslocar para outro município, com 50 atendimentos diários durante a semana e 25 aos sábados. Muitas mulheres que fizeram o agendamento e mantém um acompanhamento médico anual tinham que esperar uma vaga para realizar o exame fora do município.

A presença da Carreta é uma facilidade ao alcance de todos. O agendamento é feito nas unidades de Saúde de cada bairro e os resultados dos exames são retirados no Centro de Saúde Dr. Vital Brasil. A Carreta está estacionada na Rua Euclides da Cunha ao lado da Praça Deolindo Zaffalon.

Logo do Facebook Deixe seu comentário