Câmara homenageia deputado e desembargador com título de “Cidadão Honorário” de Descalvado

Câmara homenageia deputado e desembargador com título de “Cidadão Honorário” de Descalvado

Webmaster 18/11/2016 - 14:52
Decretos legislativo de Ricci e Guto concedem o a honra ao deputado Estadual Aldo Demarchi e ao desembargador aposentado sr. José Odorico


No próximo dia 05 de dezembro, segunda-feira, a população descalvadense, familiares e amigos estão convidados a prestigiarem as homenagens e entrega de título de “Cidadão Honorário de Descalvado” a duas importantes personalidades da política regional e Justiça Pública: deputado Estadual Aldo Demarchi - partido DEM – e desembargador do Tribunal de Justiça, aposentado, sr. José Odorico de Oliveira Passos.

Deputado Demarchi será homenageado através do decreto legislativo nº07/2015, de autoria do vereador Sebastião José Ricci [PP] e, sr. Odorico através do decreto legislativo nº 01/2016, de autoria do vereador José Augusto Cavalcante Navas - Guto [PTB].

Além desses dois nomes estão previstas homenagens com o título de “Cidadão Honorário” para mais três personalidades, cujos decretos estão sendo providenciados. A solenidade de homenagem e entrega do título está marcada para às 20h, no Plenário da Câmara Municipal, Rua Presidente Kennedy, 675, Novo Jardim Belém.


Breve currículo de Aldo Demarchi
Eleito pela primeira vez em 1994 conquistou a reeleição por mais cinco mandatos consecutivos, sendo que na última eleição para deputado, em 2014, obteve quase 93 mil votos. Nasceu em Santa Gertrudes – quando era distrito de Rio Claro, em 4 de janeiro de 1944. Formado em técnico em máquinas e motores e em administração de empresas.

Presidiu o Centro Acadêmico do Instituto Superior de Ciências Aplicadas, em Limeira, bem como o Diretório Central Acadêmico da Escola Técnica Getúlio Vargas; o Centro Social Urbano João Rehder Neto por quatro gestões; o Clube de Campo de Rio Claro por quatro gestões e a Associação dos Funcionários da CESP por duas gestões.

Eleito vereador em 1976, chegou à Presidência da Câmara Municipal de Rio Claro em 1982, assumindo no mesmo ano o cargo de Prefeito. Em 1992, foi eleito vice-prefeito de Rio Claro e, por força de lei, assumiu o cargo de prefeito em 1993. No ano seguinte, elegeu-se deputado estadual e ocupou a Vice-Presidência da Comissão de Finanças e Orçamento.

Entre tantos feitos, ao longo de seus mandatos na Assembleia, apresentou aproximadamente 400 projetos de lei. Muitos deles já foram aprovados e transformados em lei, beneficiando entidades assistenciais, farmácias, organizações que atendem dependentes de álcool e drogas, portadores de necessidades especiais, agricultores, idosos, pequenos e microempresários, estudantes e os segmentos da sociedade que mais necessitam de apoio do poder público. Tem sido um grande parceiro do município de Descalvado como deputado.

Breve biografia de José Odorico
José Odorico de Oliveira Passos nasceu em Fartura, Estado de São Paulo, aos 22 de janeiro de 1941. Filho de Hilário da Silva Passos e Olga de Oliveira Passos. Morou em Pirajú até o final de 1960 onde cursou o Colégio Estadual e Escola Normal Coronel Nhonho Braga. Chegou a Descalvado em janeiro de 1961 e formou-se em contabilidade pelo Colégio Comercial de Descalvado. Foi escrevente do Cartório de Registro de Imóveis, do qual seu pai era o titular. Durante esse período foi membro da orquestra Ritmo e Penumbra e substituiu por quatro meses os escrivães das coletorias estaduais de Descalvado e de Charqueada, convocado pelo Delegado Regional da Fazenda do Estado. Em julho de 1963 foi para a cidade de Tietê para ser oficial-maior do Cartório de Registro de Imóveis.

Formou-se pela Faculdade de Direito da cidade de Itu, tendo colado grau em abril de 1973. Em outubro de 1974 voltou para Descalvado para ser oficial-maior do Registro de Imóveis. Em outubro do ano seguinte ingressou na magistratura paulista, iniciando a carreira na cidade de Ribeirão Preto. Seguiram-se várias promoções para as comarcas de Santa Adélia, Altinópolis, Sumaré, Campinas e São Paulo, onde atuou como Juiz Titular da 10ª Vara da Família. Ainda em São Paulo foi removido para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça e depois promovido para juiz do Tribunal de Alçada Criminal. Com a extinção do Tribunal de Alçada, por força de Emenda à Constituição Federal passou a desembargador do Tribunal de Justiça atuando primeiramente na seção do Direito Público e, posteriormente, na de Direito Criminal, onde se aposentou em janeiro de 2011. Foi Professor de Direito no Colégio Comercial local e nas Faculdades de Direito de Descalvado e de São Carlos.

José Odorico é casado desde julho de 1964 com a descalvadense Maria do Carmo Moreira Passos, filha de Julião Moreira e de Dona Eponina [dona Santinha] Miranda Moreira, com quem teve quatro filhas: Jussara Moreira Passos Cintra Junqueira, Susana Moreira Passos, Fabiana Moreira Passos Succi e Tatiana Moreira Passos Faraggi, todas - exceto a primeira -descalvadenses. É avô de Juliana, José Luis Filho, João, Felipe e Rafael.

Logo do Facebook Deixe seu comentário