Experiências na formação de educadores em Descalvado serão apresentadas na capital gaúcha

Experiências na formação de educadores em Descalvado serão apresentadas na capital gaúcha

Webmaster 11/11/2016 - 15:24
Base de estudos e formação na educação infantil apontam as ações lúdicas como experiências singulares para a formação integral da criança


A pedagoga Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho FC [Bauru/SP], que vem atuando na área de Educação Infantil e responsável por vários simpósios de formação a gestores e professores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descalvado [SEEC], levará para Florianópolis [Santa Catarina] o estudo e resultados alcançados nos CEIs [Centro de Educação Infantil] de Descalvado, a serem apresentados no 5º GRUPECI – Seminário de Grupo de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, no período de 06 a 09 de dezembro desse ano.

“O desenvolvimento infantil é um processo complexo que integra várias dimensões entre elas a cognitiva, motora, emocional e social, no qual os primeiros anos são decisivos . Estudos atuais de várias áreas apontam as ações lúdicas, tais como a brincadeira de alta qualidade, o jogo de ação e reação, os jogos do exercício, simbólico e de regras, as brincadeiras com diferentes objetos, jogos construtivos e de regras entre outros, como experiências singulares para a formação integral da criança”, diz parte do texto da pedagoga inscrito no seminário.

Segundo ela, o objetivo dessa pesquisa foi a formação de equipes de cinco Centro de Educação Infantil – CEIs Municipais de Descalvado, por meio de estudos teórico-práticos para a seleção, organização, usos e avaliação dos objetos lúdicos junto às crianças de 4 meses a 3 anos.

“A pesquisa de abordagem qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-formação com inspiração nos trabalhos de Becchi e Bondioli [2003], na qual diferentes observadores [proponente do projeto, gestores, professores, monitores e equipe da Secretaria Municipal de Educação], se aproximavam da realidade dos CEIs, a fim de levantar indicadores de avaliação que possibilitassem o crescimento da consciência das equipes das CEIs em relação às práticas do seu próprio fazer educativo”, segue o texto da pedagoga.

De acordo com o trabalho de Kobayashi, os sujeitos envolvidos – equipes CEIs participaram de encontros regulares planejados entre professores, gestores em Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo [HTPC], momentos nos quais realizavam reflexões com base nas necessidades e nos interesses levantados em encontros mensais com a formadora externa, para reflexões sobre os fazeres e saberes da prática escolar, a fim de se verificar, suas necessidades formativas para a observação, registro e avaliação do uso dos objetos lúdicos no cotidiano das creches . “A opção pelas ações lúdicas deve-se ao fato de ser a linguagem privilegiada e usual da criança, assim, se queremos uma equipe que escute, investigue e aprenda em uma perspectiva da prática pedagógica centrada na criança”, explica a pedagoga.

Os encontros de formação foram a ocasião para o levantamento das necessidades formativas dos professores e monitores de CEIs, que teve início com a caracterização das equipes de creches quanto à sua função nas unidades, formação inicial e percurso profissional e memória lúdica quanto aos seus conhecimentos sobre as brincadeiras e jogos infantis.
As análises descritivas e interpretativas desses dados foram elementos introdutórios para o início da formação dos educadores e ponte para os estudos formativos, que ocorreram posteriormente, sobre o brincar dos agrupamentos aos quais eles eram os adultos referência.

Os encontros de formação ocorreram de 2013 a 2015. Tendo sido avaliados pelo Programa Primeiríssima Infância. Os resultados apontam as alterações na valorização da ação lúdica pelos participantes, bem como mudanças relativas ao uso de procedimentos, materiais, espaços e metodologia utilizada nas ações de cuidar e educar as crianças realizadas pelos educadores.

“Os estudos atuais estão diretamente relacionados à participação dos pais e da comunidade para a construção de espaços de brincar que envolvam crianças e adultos”, encerra o tema a ser apresentado em Florianópolis.

Foto: Pedagoga responsável pela formação de educadores em Descalvado apresenta estudo em Florianópolis

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