USP Pirassununga terá o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina

USP Pirassununga terá o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina

Webmaster 03/11/2016 - 09:26
Pirassununga se destaca como uma cidade acadêmica de ponta, que abriga o maior Campus da USP em extensão territorial: o Campus Fernando Costa. Agora vai se destacar também por oferecer o maior Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos dentro de uma Universidade na América Latina.

Quem abraçou o projeto foi a PremieR pet, empresa 100% brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos. A empresa firmou um convênio técnico-científico com a USP e está investindo R$ 2 milhões na construção do CEPEN PET - Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos, um espaço com cerca de 1.200m2 localizado dentro do Campus Fernando Costa. Quando concluída, a estrutura será oficialmente doada pela PremieR pet para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP.

“Temos a inovação em nosso DNA e sempre trabalhamos para incentivar a geração de conhecimento científico na área de nutrição de cães e gatos. Estamos habituados a receber estudantes e pesquisadores no Centro de Desenvolvimento Nutricional - CDN de nossa fábrica em Dourado, considerado uma referência na América Latina. Temos fortes parcerias com Universidades, programas de apoio e patrocínio à pesquisa, e muito orgulho de abrigar um celeiro de novos conhecimentos. Desejamos agora expandir os horizontes e contribuir para potencializar ainda mais a geração de conhecimento científico dentro do universo acadêmico, fazendo com que cada vez mais estudantes tenham acesso a disciplinas teóricas e práticas relacionadas à nutrologia, além de estágios, programas de aprimoramento etc. Por isso estamos investindo na criação do CEPEN PET - Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos em Pirassununga, aplicando todo o nosso know-how e em parceria com renomados mestres e doutores na área”, afirma Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieR pet.

PROJETO INOVADOR

O CEPEN PET - Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos da FMVZ/USP trará para o Brasil um modelo bem-sucedido de Universidades Internacionais. “Vamos associar a Iniciativa privada, Universidade e Comunidade, com a realização de pesquisas de alto nível e alto impacto na disciplina Nutrição de Cães e Gatos, que passa a ser obrigatória na grade curricular da FMVZ/USP a partir de 2017”, explica o Prof. Dr. Márcio A. Brunetto, responsável pela disciplina. Brunetto vem acompanhando desde o início o desenvolvimento do projeto e envolveu-se diretamente na coordenação para garantir que a estrutura física atenda todas as necessidades de um espaço de referência internacional.

O CEPEN PET terá aproximadamente 1.200m2 e contará com infraestrutura completa: auditório; salas de aula para pelo menos 80 alunos; dormitórios para alojar com segurança estudantes do Campus São Paulo que se deslocam para os estudos e necessitam pernoitar; escritórios administrativos; sala de reuniões para receber pesquisadores e visitantes do Brasil e exterior; canil e gatil para abrigar entre 20 e 50 animais e a realização de estudos de digestibilidade; laboratório equipado para análises; sala de matérias-primas para armazenamento de alimentos e ingredientes; ambulatório para cuidados e coleta de amostras; sala de banho e tosa para cuidados com os animais.

“Não estamos poupando esforços para garantir uma estrutura completa, moderna, altamente equipada e um ambiente saudável para estudantes e animais, onde todas as necessidades de cuidados e bem-estar serão atendidas segundo rigorosas normas internacionais”, afirma Brunetto.

De acordo com o diretor da FMVZ/USP, Prof. Dr. José Antonio Visintin, o potencial de desenvolvimento do segmento de pet foodfaz com que a busca por ingredientes alternativos para formulação de alimentos, implementação de novas pesquisas e formação de profissionais qualificados seja crescente. “Dessa forma, a construção de um Centro de Pesquisas nesta área no próprio campus da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP será muito importante para dar as condições necessárias para o desenvolvimento de pesquisas de ponta; desenvolvimento e utilização de novas tecnologias, bem como a formação de especialistas na área de nutrologia de cães e gatos. Além de tudo isso, a infraestrutura será importante para melhorar as condições de ensino e para receber e alojar estudantes provindos de outros estados e países com o intuito de se aperfeiçoar nesta área do conhecimento", comemora.

Fonte: PremieR pet/Repórter Naressi

Logo do Facebook Deixe seu comentário