Carreta ‘Mulheres de Peito’ fará mamografia em mulheres a partir dos 35 anos

Carreta ‘Mulheres de Peito’ fará mamografia em mulheres a partir dos 35 anos

Webmaster 28/10/2016 - 19:03
Unidade móvel do Governo estará em Descalvado de 07 de novembro a 03 de dezembro para exames preventivos do câncer de mama. Secretaria de Saúde do Município prevê o atendimento de mais de 12% das mulheres até os 69 anos



Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado conseguiu junto ao Governo do Estado a vinda da Carreta Mulheres de Peito para dinamizar os exames de mamografia em mulheres com idade acima de 35 anos. A carreta estará na cidade de 07 de novembro a 03 de dezembro, com ponto fixo ao lado da Praça Deolindo Zaffalon. A expectativa é de que mais de 800 mulheres façam o exame de forma gratuita.

O pedido foi formalizado à Secretaria de Saúde do Estado, pela diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli, no ano passado e a resposta positiva veio no final do ano para que uma data fosse escolhida em 2016. A programação da Carreta Mulheres de Peito foi incluída na Campanha Outubro Rosa, na qual Descalvado priorizou o exame preventivo de câncer de colo de útero, através do Papanicolau. Agora com toda estrutura e profissionais técnicos a Carreta atenderá à demanda do exame preventivo de câncer de mama.

O programa visa atender mulheres a partir dos 35 aos 49 anos, que devem estar munidas do pedido médico, RG e cartão do SUS, depois de terem sido agendadas pelas unidades de Saúde do município. A meta é a realização de 50 mamografias por dia, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h e, 25 exames aos sábados, das 9 às 13h, exceto nos dias 14 e 15 de novembro [ponto facultativo e feriado].

Cinco vagas diárias serão reservadas para a demanda espontânea, para mulheres a partir dos 50 anos de idade que queiram fazer o exame mesmo sem o pedido médico, tendo que apresentar apenas o RG e o cartão SUS. Essas mulheres serão atendidas a partir das 16h30, durante a semana. Espera-se um atendimento de 860 mulheres que corresponde a 12,08% da população feminina de Descalvado de 35 a 69 anos. De acordo com dados do Sistema SEADE de Projeções Populacionais, o município teria até julho deste ano 7.119 mulheres na faixa de idade estipulada pela campanha preventiva do câncer de mama.

O atendimento para as mulheres agendadas e demanda espontânea será realizado até o dia 30 de novembro, de 01 a 03 de dezembro será reservado para complementações a serem feitas ou para casos de intercorrências.

De acordo com a diretora de Saúde os agendamentos estarão a cargo das unidades de Saúde, com concentração na unidade Dr. Vital Brasil, do centro da cidade que encaminhará a agenda para a Carreta. As mulheres com pedidos médicos serão avisadas e deverão comparecer dentro do horário acima especificado. A realização do exame é rápida, sendo que a cada dez minutos uma paciente será atendida.

Luiza Tinelli, mais uma vez está bastante otimista com essa conquista para as mulheres de Descalvado, pois a vinda da Carreta só foi possível devido o município atender todas as exigências da Secretaria de Estado para a aplicação do Programa Mulheres de Peito que fará o encerramento da Campanha Outubro Rosa.

“Mulheres de Peito”
Esse é um projeto da Secretaria Estadual da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo promover a saúde e a prevenção do câncer, realizando diagnóstico precoce, promovendo o tratamento de uma possível lesão e reabilitar as pacientes.

O projeto existe há um ano e meio, e as unidades móveis já percorreram mais de 50 locais e municípios no Estado de São Paulo, dentre eles: Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Itapevi, Rio Claro, Sorocaba, Bauru, Marília, Morungaba, Praia Grande, São Carlos e Avaré.

Já foram realizadas mais de 49 mil mamografias, 2 mil exames de ultrassom, 300 biópsias. Das cerca de 50 mil mulheres avaliadas, 700 foram encaminhadas para centros de referência com o objetivo de dar continuidade às investigações das alterações apresentadas pelos laudos.

Resultados dos exames
A Fundação IDI atua no Projeto Mulheres de Peito, através da administração do contrato do SEDI 3 [Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem]. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o SEDI – Serviço da Secretaria que emite laudos à distância – na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Unidade Móvel
O Governo do Estado possui quatro unidades móveis – carretas -equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom, que circulam no Estado de São Paulo realizando exames com o objetivo principal de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As unidades móveis do Projeto Mulheres de Peito, contam com uma equipe multidisciplinar com técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

O foco do programa é atender mulheres entre 35 e 69 anos, que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama.

Logo do Facebook Deixe seu comentário