Banco de Sangue da Santa Casa está com estoque crítico de bolsas sanguíneas

Banco de Sangue da Santa Casa está com estoque crítico de bolsas sanguíneas

Webmaster 28/10/2016 - 11:42
O estoque do Banco de Sangue da Santa Casa está em estado crítico. Os tipos A e O positivos são os mais emergenciais nesse momento, por conta de pacientes oncológicos que necessitam de transfusão diária.

O estoque de bolsas sanguíneas conta com apenas duas unidades de sangue A positivo e dez unidades do O positivo. Este volume atende à demanda de apenas 24 horas. Esses são os tipos sanguíneos mais comuns, por isso, os mais utilizados nas transfusões.

A direção da Santa Casa faz um apelo à população para seja solidária a essa causa e venha até ao Banco de Sangue para fazer a sua doação.

O volume de doadores do Banco de Sangue da Santa Casa está muito aquém do necessário. Desde segunda-feira, 24, foram apenas duas pessoas por dia. O volume de doadores ideal é de por 30 pessoas por dia.

O hospital está neste momento com vários pacientes oncológicos que recebem transfusão de plaquetas sanguíneas. O estoque dessas plaquetas também está crítico.

Em alguns casos, os pacientes em tratamento de câncer necessitam da transfusão de plaquetas sanguíneas até quatro vezes por dia.

Com o estoque baixo, há risco de cancelamento de cirurgias e de procedimentos médicos que necessitam de transfusão.

A coordenação do Banco de Sangue afirma que qualquer tipo sanguíneo é bem-vindo para repor e regular o estoque. Vale lembrar que uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Com o feriado prolongado da semana que vem, há risco de acidentes nas estradas, fator que coloca em estado de alerta o Banco de Sangue, para atender às cirurgias de urgência e emergência. É importante que o estoque esteja regular para atender à demanda desse período.

Serviço:

Horário para doação do Banco de Sangue

De Segunda a Sábado

Das 7h30 às 12 horas

Na primeira quarta-feira do mês,

Horário adicional das 18h às 20h.

Estacionamento gratuito para doadores no Paraki, na frente do hospital.

Logo do Facebook Deixe seu comentário