Secretarias de Saúde e Educação iniciam a Campanha de ‘Eliminação dos 3 Bichos’

Secretarias de Saúde e Educação iniciam a Campanha de ‘Eliminação dos 3 Bichos’

Webmaster 07/10/2016 - 13:42
A Campanha abrange três doenças: geohelmintíase [bicho da barriga], tracoma [bicho do olho] e hanseníase [bicho da pele]. Alunos da rede pública precisam da autorização dos pais




Começou a mobilização nacional para a Eliminação dos Três Bichos, do Ministério da Saúde, e em Descalvado algumas escolas já estão em ação desde o dia 03 de outubro. A Campanha visa combater a Geohelmintíase, Tracoma e Hanseníase em crianças de 05 a 14 anos de idade. A chamada é para que os pais assinem a autorização para os exames e os formulários com várias questões. A primeira reunião com os professores aconteceu na EMEF Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha, a reunião com os pais será no próximo dia 10, segunda-feira.

A Campanha 3 Bichos está sendo desenvolvida pela equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura [SEEC]. “O trabalho consiste na divulgação para todos os alunos, diretores e professores, da importância de se tratar verminoses, Hanseníase e o Tracoma”, explica a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

A mobilização em Descalvado está sendo feita nas EMEFs Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha e Profª. Thereza dos Anjos Puoli. Em 2013 essa campanha foi realizada, nas escolas Profª. Dirce Sartori Serpentino; em 2014 na escola Dr. Cid Muniz Barreto e, em 2015 nas escolas Coronel Tobias e Padre Orestes Ladeira.

A ação nas escolas consiste na realização de exames e emprego de medicação, por isso a necessidade das crianças e adolescentes ter a autorização dos pais. A Vigilância Epidemiológica já deixou nas escolas os impressos de autorização e aqueles que já foram liberados pelos pais serão submetidos aos exames.

Segundo Lourdes, a medicação distribuída é totalmente segura e a única contraindicação é a gravidez. Sendo a participação das crianças e adolescentes na campanha imprescindível para a eliminação das doenças que fazem muitas vítimas ao redor do mundo.

As doenças
As geohelmintíases são parasitoses intestinais. Os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.

O tracoma é doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções. As alterações na córnea podem levar à cegueira.

Hanseníase é doença representada por manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Antigamente era conhecida como lepra.

Medicação
A Vigilância informa que a medicação utilizada para as geohelmintíases será o Albendazol 400mg comprimidos mastigáveis. No caso do tracoma o procedimento adotado é a avaliação e no caso da hanseníase se solicita aos pais que respondam um formulário. Mesmo que a criança tenha sido medicada para “verme” anteriormente, ela pode ser medicada novamente.

Programação da Campanha:
10/10 – Reunião dos pais na Escola Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha

18/10 a 21/10 – Avaliação e distribuição da medicação de vermes [mediante a autorização] na Escola Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha.

10/10 – Reunião dos professores Profa. Thereza dos Anjos Puoli

17/10 – Reunião de pais Profa. Thereza dos Anjos Puoli.

24/10 a 28/10 - Avaliação e distribuição da medicação de vermes [mediante a autorização] na Escola Profa. Thereza dos Anjos Puoli.

Logo do Facebook Deixe seu comentário