Mais de mil crianças passaram por avaliação durante Campanha de Multivacinação

Mais de mil crianças passaram por avaliação durante Campanha de Multivacinação

Webmaster 07/10/2016 - 13:37
Primeira vez que campanha inclui adolescentes até os 15 anos e o interesse por meninas para a imunização contra o HPV foi baixo



A Campanha Nacional de Multivacinação teve seu encerramento no último dia 30, sexta-feira, e este foi o primeiro ano a incluir adolescentes até os 15 anos de idade para a atualização da caderneta de vacinação. Em Descalvado, 535 adolescentes de 9 a 15 anos compareceram para uma avaliação e 200 tomaram vacinas. Mais de mil crianças passaram pela avaliação.

O objetivo da Campanha é melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis - aquelas que podem ser prevenidas com a vacinação. A estratégia foi difundida em todo o país desde o dia 19 de setembro.

De acordo com a enfermeira responsável pela campanha no município, Maria de Lourdes Santana, o Ministério da Saúde não estipulou nenhuma meta e o público alvo foram as crianças de 0 a 5 anos de idade, incluindo-se desta vez os adolescentes. Compareceram às unidades de saúde 1082 crianças de 0 a 5 anos, das quais apenas 296 tomaram a vacina, as demais estavam com as doses em dia.

O que chamou a atenção foi o baixo interesse das meninas de 09 a 13 de idades que deveriam tomar a vacina contra o HPV. “A vacina é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV [6, 11, 16, 18]. Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país”, explicou Lourdes.

A campanha pretendia mostrar o papel dos pais e responsáveis na proteção do futuro das meninas que pode ser garantido com apenas duas doses da vacina, sendo que a segunda acontece 6 meses após a primeira aplicação. Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose. Para a prevenção acontecer é preciso tomar as duas doses.

Do número de adolescentes apontado, 139 foram imunizados contra o HPV e 61 tomaram outras vacinas como HepB, SCR, DA, e FA.

Logo do Facebook Deixe seu comentário