Campanha de Hepatite C não detecta nenhum caso em Descalvado

Campanha de Hepatite C não detecta nenhum caso em Descalvado

Webmaster 07/10/2016 - 13:22
Rotary Club e Associação dos Portadores de Hepatite disponibilizaram 650 testes gratuitos para a Campanha Hepatite Zero, mais de 600 pessoas passaram pelo teste



Iniciada em 20 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, a Campanha Hepatite Zero teve seu encerramento no chamado Dia ‘D’, no último dia 1º de outubro, sábado, na Praça do Jardim Velho, numa parceria entre Rotary Club de Descalvado com a administração municipal, através da Secretaria de Saúde. Mais de 600 pessoas passaram pelo teste gratuito durante a campanha e nenhum caso foi detectado positivo.

No Estado de São Paulo, a campanha começou pela Associação dos Portadores de Hepatite [de São Paulo] e teve o apoio e parceria do Rotary, mas a erradicação da doença vem sendo encampada pelo Rotary no mundo todo, assim como tem feito para erradicar de vez a Poliomielite. “A ideia era testar pessoas acima de 40 anos, pois se houver a doença o tratamento já é precoce, quem tem Hepatite não apresenta sintomas e quando apresentar significa que o fígado já está comprometido”, explicou a presidente do Rotary, Silvia Pratta Pulici. A Campanha visa adiantar para os casos positivos o tratamento garantindo a sobrevida do paciente.

Participaram da ação no Dia ‘D’ mais de 20 pessoas voluntárias do Rotary Club, Casa da Amizade, Rotaract, estudantes de Enfermagem e de Biomedicina. Ao todo foram disponibilizados 650 testes para o município, 300 só para o último dia.

Nos Postos de Saúde 270 pessoas procuraram pelo teste gratuito e todos também foram negativos.
Os exames foram direcionados para as pessoas acima dos 40 anos de idade, mas também estiveram disponíveis para quem tivesse interesse e também para pessoas com tatuagem e aquelas que passaram por algum tipo de cirurgia em outras décadas.

“Falei com os médicos dos PSFs e vimos que a aceitação da população foi muito boa. Muitos não se interessam em saber se tem ou não a doença e não procuram os postos de saúde para fazer o exame”, comentou Silvia atribuindo o sucesso da Campanha pela ampla divulgação feita. “Essa é a nossa primeira campanha na área de saúde depois da Poliomielite, eu gostei muito, a contar pela colaboração dos funcionários dos PSFs, sem os quais não seria possível”.

A presidente do Centro de Solidariedade Madre Teresa, Lucia Helena Bife Pulici foi uma das pessoas que entrou na fila durante o Dia ‘D’, no Jardim Velho para fazer o exame. Ela disse que a prevenção foi o seu estímulo para participar. “O Rotary está sempre disposto a fazer essas campanhas maravilhosas e acho que é o caminho a prevenção”, declarou.
Logo do Facebook Deixe seu comentário