Nova área de transbordo de lixo está em obras de adequação

Nova área de transbordo de lixo está em obras de adequação

Webmaster 30/09/2016 - 20:30
Administração investirá R$ 125 mil de recursos próprios para regularizar a área liberada pela CETESB para captação de lixo doméstico


Desde que a antiga área de transbordo foi lacrada pela CETESB [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo], em dezembro do ano passado que a atual administração vem trabalhando para a liberação de uma nova área e até o final de agosto desse ano, as obras de adequação na Estação de Tratamento de Esgoto [ETE] estão bastante avançadas para em receber o transbordo do lixo da cidade.

A antiga área, localizada no acesso da SP-215, Horto da Aurora com fundos para o Bairro Bosque do Tamanduá foi denunciada por ser incendiada diversas vezes trazendo problemas de saúde para os moradores das proximidades e riscos de acidentes na rodovia, além de ser irregular desde que foi aberta em meados de 2009.

Lacrada de vez pela CETESB, o ex-secretário de Obras, Luiz Antonio do Pinho já vinha trabalhando junto ao órgão para a liberação de uma nova área para que o município possa fazer o transbordo de forma regular. A área indicada foi a ETE, localizada na Estrada do ‘Ranchão’ que teve prévia liberação para a execução de obras de adequação.

A empresa Construdez Construção Civil Ltda. ME., responsável pela obra já realizou a parte de fundação com os bate estacas para a concretagem do local que receberá as caçambas estacionárias, com captação de chorume, para que o lixo seja transportado até a incineração. A obra está orçada em R$ 125.779,42 a serem pagos com recursos próprios da administração.

O secretário Municipal de Finanças, Geraldo Campos esteve com o prefeito Henrique do Nascimento vistoriando a construção e pode verificar o bom andamento das obras. Assim que esta primeira etapa estiver concluída será solicitada a licença definitiva para o uso do local. A obra de adequação ainda conta com uma segunda etapa que será a contratação da cobertura onde ficarão as caçambas estacionárias.

Lagoa de tratamento de esgoto
O próximo passo, que infelizmente ficará para o próximo gestor público será colocar em funcionamento as lagoas de tratamento de esgoto da ETE, para as quais ficou definido a necessidade de colocação da manta impermeabilizadora.

Como o governo não tem verbas empenhadas para esta obra em 2016, o ex-secretário Pinho se adiantou e conseguiu que o Governo Estadual se comprometesse a emprenhar e liberar recursos para o próximo ano, para que Descalvado possa fazer parte do rol de municípios com 100% de esgoto tratado.

Logo do Facebook Deixe seu comentário