Impeachment de Dilma é aprovado no Senado

Impeachment de Dilma é aprovado no Senado

Webmaster 31/08/2016 - 15:11
Os senadores aprovaram a cassação da presidente Dilma Rousseff em votação final do impeachment no plenário do Senado nesta quarta-feira [31]. Com isso, Dilma está definitivamente afastada da Presidência da República, e assume o interino Michel Temer. O placar foi de 61 votos pela cassação e 20 votos contra. Não houve abstenções. Eram necessários os votos de ao menos 54 dos 81 senadores dois terços.

A maioria considerou que Dilma é culpada de ter cometido crime de responsabilidade pelo atraso no repasse de recursos do Tesouro do Banco do Brasil no âmbito do Plano Safra e pela edição de decretos de crédito suplementar sem autorização do Legislativo.

Em segunda votação, entretanto, os senadores decidiram que Dilma não ficará inelegível de cargos públicos por 8 anos. 42 senadores se posicionaram favoravelmente à inabilitação para funções públicas e 36 contrariamente. 3 senadores se abstiveram. Para que ela ficasse impedida de exercer cargos públicos, eram necessários 54 votos favoráveis.

As votações foram abertas e feitas pelo painel eletrônico, sem chamada nominal dos senadores.

A fase final do processo de impeachment iniciou-se na última quinta-feira [25], conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Durante dois dias foram ouvidos os depoimento das testemunhas. Na segunda [29], Dilma foi pessoalmente ao Senado apresentar sua própria defesa. Na terça [30], acusação e defesa fizeram suas alegações finais e os senadores discursaram até a madrugada desta quarta [31].

Com o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente interino Michel Temer assume às 16h o cargo definitivamente. A cerimônia ocorrerá no Senado, conforme anunciou o presidente da Casa, Renan Calheiros [PMDB-AL].


http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/impeachment-de-dilma-%c3%a9-aprovado-no-senado/ar-AAijFnc?li=BBsWisn

Logo do Facebook Deixe seu comentário