Descalvado recebe premiação do Programa SIM-SINASC

Descalvado recebe premiação do Programa SIM-SINASC

Webmaster 05/08/2016 - 09:09
Dentre os 645 municípios do Estado, Descalvado está na 130ª colocação na qualidade da informação e da Saúde. Placa emérita foi contemplada pelos funcionários da Saúde e apresentada ao prefeito municipal



Descalvado é escolhido para receber premiação do Programa SIM/ SINASC [Sistema de Informação sobre Mortalidade e Nascidos Vivos] devido à qualidade da informação e de Saúde. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Descalvado ficou em 130ª colocação recebendo uma placa emérita. O evento aconteceu no último dia 28 de julho, quinta-feira, no anfiteatro da Faculdade de Medicina da USP.

A diretora Municipal de Saúde, Luiza de Cássia Tinelli esteve presente no evento para representar a Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado, acompanhada pela enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana e pela escriturária responsável por abastecer o sistema, Vera Lúcia de Ponti Bortoletto, do Centro de Saúde dr. Vital Brasil.

O SIM/SINASC foi implantado pelo Ministério da Saúde visando o registro sistemático em âmbito nacional, de informações sobre os nascidos vivos. O sistema tem como base o instrumento da Declaração de Nascidos Vivos [DNV], o qual contempla uma série de dados sobre a mãe do nascido, o pré-natal e o parto do recém-nascido.

Segundo Luiza, a alimentação do sistema é muito importante e a qualidade alcançada em Descalvado é devida ao estado compilar das causas mortes, número de gestantes, de recém-nascidos e de mortes neonatais, dados utilizados para se traçar protocolos para as políticas públicas.

A premiação estadual foi concedida ao município de Descalvado graças ao padrão de qualidade definido de forma categórica, de acordo com os critérios Estaduais, através da Portaria 18/2016, da Coordenadoria de Controle de Doenças e da Secretaria Estadual da Saúde.

A placa emérita recebida pelo município foi apresentada aos funcionários da Saúde envolvidos na compilação dos dados que abastecem o sistema e também ao senhor prefeito municipal, Henrique do Nascimento e o procurador Geral da Prefeitura, dr. Silvio Bellini.

Logo do Facebook Deixe seu comentário