Exame de ‘Papanicolau’ atinge 2 mil atendimentos em poucos meses

Exame de ‘Papanicolau’ atinge 2 mil atendimentos em poucos meses

Webmaster 05/08/2016 - 08:44
Atendimento já supera números de 2015. Para cumprir a meta do convênio com o Hospital do Câncer de Barretos Saúde precisa de mais 1.900 exames, pois Descalvado tem cerca de 10 mil mulheres em idade fértil



Em cumprimento à segunda etapa do convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Descalvado e o Hospital de Câncer de Barretos, através do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero, a Saúde Municipal intensificou o chamamento às mulheres em estado fértil para a realização do exame preventivo de Papanicolau e desde o mês de abril até o mês de julho o número chegou a 2 mil exames. Durante todo o ano de 2015 foram feitos 2.227 exames.

O convênio possibilitou que todo material coletado pela rede SUS [Sistema Único de Saúde] seja encaminhado ao setor de Prevenção de Câncer de Colo de Útero de Barretos para o diagnóstico dos exames e devidos acompanhamentos em casos de intercorrências, pois Barretos é uma unidade de referência no Brasil. A meta é diminuir cada vez mais a chance de mulheres em estado fértil desenvolverem a doença.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Descalvado tem cerca de 10 mil mulheres em estado fértil e o exames não atingiam 200 no mês. Com o reforço nas campanhas em poucos meses o atendimento SUS já iguala à marca alcançada nos 12 meses de 2015. Segundo a enfermeira a do NASM [Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher], Juliana Mazaro, ainda faltam 1.900 exames para se atingir à meta proposta pelo convênio.

Neste mês de agosto o NASM amplia a divulgação da campanha e os locais e horários de atendimentos nas unidades de Saúde do centro da cidade e bairros. Em algumas unidades foi estipulado um dia à noite para as mulheres que não conseguem fazer o exame durante o dia. O atendimento noturno começa pelo PSF do Jardim Colonial nesta sexta-feira, 05, das 16 às 19 horas. Segue abaixo tabela de locais e horários de coleta nas unidades de Saúde.

Prevenção
O Câncer de Colo de Útero é uma das doenças que mais acometem as mulheres, representa 7,6% de todos os tumores malignos. A detecção tardia da doença limita as chances de cura e sobrevivência.

A realização periódica do exame de Papanicolau – pelo menos uma vez por ano para mulheres em idade fértil - atua como prevenção da doença, assim como de outras que podem afetar a fertilidade da mulher e sua saúde.


Locais e horários de exame do Papanicolau
*PSF Jardim Albertina: toda sexta-feira às 13 horas
- Campanha noturna no dia 10 e 24 de agosto, quartas-feiras, das 17 às 19 horas

*PSF Santa Cruz: toda quarta e sexta-feira às 13 horas
-Campanha noturna no dia 10 de agosto, quarta-feira, das 17 às 19 horas

*PSF Tamanduá: toda terça-feira às 7h30 e quinta-feira às 13h30

* PSF Jardim Colonial: toda segunda-feira às 13h30hs
- Campanha noturna no PSF colonial das 5/08 das 16 às 19 horas

*PSF Morada do Sol: toda quarta-feira às 07h30 e 13h30

*PSF São Sebastião: às sextas-feiras às 13h, e quartas-feiras às 14h

*Centro de Saúde Dr. Vital Brasil: segundas e terças-feiras às 13h, e sextas-feiras às 7h

Logo do Facebook Deixe seu comentário