Grupo Galhofas participa do 1º Encontro de Artes Convergentes, em Ribeirão Preto

Grupo Galhofas participa do 1º Encontro de Artes Convergentes, em Ribeirão Preto

Webmaster 19/07/2016 - 20:01
Felipe Braccialli e Felipe Brognoni Casati do Grupo Galhofas participaram do “1º Encontro de Artes Convergentes”, no objetivo de obter novos conhecimentos quanto a arte, que tão bem representam em Descalvado.

O encontro de artes convergentes, que nasceu na cidade de Ribeirão Preto como uma proposta de formação, impulsão e intercâmbio entre os participantes, ministrantes, público, espaços e a própria cidade. Para isso, teatro, circo e dança serão convergidos em residências, vivência, espetáculos, cabaré, círculo de encontro e um ápice performático ocupando o centro da cidade.

Vivenciados intensamente por um grupo de 48 artistas vindos de diversas regiões do país que participaram em estado de imersão, ou seja, hospedados no mesmo local onde participaram de todas as atividades propostas durante os cinco dias de Encontro.

A principal característica deste Encontro foram a formação, pois as principais atividades foram de residência, vivência e debate, tendo os espetáculos de forma complementar, onde o fio condutor foi o intercâmbio de artistas e linguagens.

Foram convidados três grupos de Ribeirão Preto para colaborar na curadoria e seleção de participantes, orientadores e atividades: Cia. A DitaCuja [teatro], Grupo Zibaldoni [circo] e Cia Abrindo Portas [dança].

A principal motivação para criação e realização deste 1º Encontro foi levantar a questão “Até onde podemos chegar com a convergência entre áreas artísticas”. Provocar a reflexão e o debate acerca desta questão tem o intuito de promover a convergência entre áreas, discutir as divergências e como elas podem se dar juntas, quais as nuances dessas relações, como cada uma interfere ou poderia interferir na outra e quais as consequências artísticas do fortalecimento dessas relações.

De acordo com uma publicação feita no perfil do Galhofas em uma rede social, “a rotina de um encontro tramado por artistas não poderia ser melhor, toda manhã tínhamos oficina de palhaçaria com o Mestre Teófanes Silveira Biribinha, nas tarde fazíamos oficina de performance com Clara Lee Lundberg, às noites tínhamos a oportunidade de desfrutar de espetáculos de dança, teatro e circo, e nas madrugadas fazíamos amigos, muito bons amigos, regados à música, bebida, comida boa, rodas de samba e tudo mais.

Fomos rebatizados em nossa vermelhidão de nariz, vimos nomes de palhaços surgirem, afloramos nossas percepções de relação com pessoas conhecidas e desconhecidas, experimentamos coreografias sociais, demos risadas, nos abraçamos, enfim, trabalhamos nos divertindo, como deve ser.

Agradecemos a todos os amigos que fizemos, aos mestres, ao acolhimento, e retornamos à nossa cidade, Descalvado, com a bagagem cheia de aprendizado para dividir com todos.”


Com informações: http://artesconvergentes.blogspot.com.br/ e Perfil Galhofas Facebook

Logo do Facebook Deixe seu comentário