Frente de Trabalho recebe certificação de formatura

Frente de Trabalho recebe certificação de formatura

Webmaster 06/07/2016 - 16:32
Depois de seis meses atuando diretamente no combate ao Aedes Aegypti e passando por uma capacitação profissional, 26 trabalhadores concluem o contrato e recebem certificação pelo PAE



Dos 30 contratados para Frente de Trabalho que atuou na execução da limpeza geral na cidade para eliminar possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti [transmissor da Dengue, Zika Vírus e a Febre Chikungunya], desde o início de janeiro deste ano, 26 concluíram o contrato e o curso de capacitação ministrado pelo PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor, da ACID [Associação Comercial e Industrial de Descalvado].

Os serviços que vinham sendo executados como suporte à Vigilância Epidemiológica do Município, setor de Obras e setor de Agricultura, desde janeiro se encerraram no último dia 30 de junho, com formatura realizada no dia 24, nas dependências da ETEC [antigo SESI], onde receberam a capacitação.

A diretora Municipal de Saúde, Luiza de Cássia Tinelli fez a entrega dos certificados juntamente com as facilitadoras do PAE, Flávia Monzani e Micheli de Cássia Cardos.

Luiza ressaltou a importância desse trabalho no combate às epidemias causadas pelo Aedes Aegypti que tiveram uma grande queda do último ano dengue calculado [julho 2014 a julho 2015] que registrou em torno de 1.300 casos de dengue, contra 69 casos - clínicos epidemiológicos - registrados no ano dengue que se encerra em julho deste ano.

Com o término do contrato com os prestadores de serviços da Frente de Trabalho, a Saúde Municipal continua com o mesmo trabalho sendo feito pela Equipe de Controle de Vetores e com o apoio do NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família], pois no inverno cai a incidência larvária do mosquito, e a conscientização tem sido feita nas escolas para que os cuidados continuem o ano todo. Tudo isso resultou no último índice de Breteau que foi de 0.0, numa avaliação feita no mês de maio.

A diretoria de Saúde reforça que a população não deve descuidar, que as pessoas continue fazendo a limpeza rotineira em seus quintais e na frente de suas casas para que Descalvado continue com o índice baixo, em vista das situações de emergências por quais passam muitos municípios da região, lembrando que a vizinha Santa Rita do Passa Quatro registrou uma epidemia alarmante de quase 100 casos de Zika Vírus ainda no mês de abril. “A Frente de Trabalho foi muito positiva para a queda do contágio no município e também na questão social que gerou empregos para 30 famílias pelo período de seis meses”, comentou Luiza que parabeniza a todos da Frente de Trabalho pelos serviços executados em prol da comunidade.

Certificação
Todos os contratados da Frente de Trabalho que cumpriram o contrato passaram por capacitação profissional uma vez por mês, pelo período dos seis meses durante a prestação de serviços, com o objetivo de futuramente esses trabalhadores possam buscar novas oportunidades.

Eles passaram por técnicas de comportamento em entrevistas de emprego, aprenderam a elaborar currículos, passaram por atividades em grupo e interação. O certificado comprova a capacitação desses trabalhadores.

Lado social
Este programa quando instituído veio de encontro à necessidade de acolher famílias de baixa renda com os seus chefes desempregados, buscando amenizar o impacto da crise financeira principalmente para os menos qualificados. Um meio de se garantir ao menos o mínimo por seis meses.

Foram mais de 300 inscritos para a triagem feita pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que obedeceu a critérios constantes no Projeto de Lei 74/2015, de autoria do executivo municipal.

Os contratados receberam meio salário mínimo e mais uma cesta básica pelo período de seis meses.

Logo do Facebook Deixe seu comentário