Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista reúne o melhor da música instrumental do interior

Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista reúne o melhor da música instrumental do interior

Webmaster 24/06/2016 - 00:50
Descalvado estará representada pelo Grupo ACORDE depois de passar pela fase regional, na cidade de Santa Rita. A apresentação será no domingo, dia 3 de julho


Solistas e Conjuntos Instrumentais do interior do Estado de São Paulo se apresentam nos dias 2 e 3 de julho na Mostra da Fase Estadual do Programa Mapa Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e pela Abaçaí Cultura e Arte. O Grupo ACORDE - Orquestra de Cordas da Escola Municipal de Música ‘Maestro Quique Todescan’ - de Descalvado participa desta etapa no dia 3, domingo, representando a região de Araraquara.

A Expressão artística Música Instrumental acontece no Auditório da FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, na Vila Mariana, em São Paulo. As apresentações contam apenas com instrumentos acústicos. A entrada é gratuita e as apresentações acontecem a partir das 19h.

Descalvado participou da fase regional em outubro do ano passado, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, no Centro Cultural ‘Governador Mário Covas”, onde conquistou a chance de continuar no concurso, passando para a fase estadual. Também representaram o município na oportunidade a solista Carol Viola, que recebeu menção honrosa por sua performance, o Grupo Galhofas na modalidade Teatro e, o artista José L. Giacomelli Júnior, na modalidade de Artes Visuais.

O objetivo da expressão Música Instrumental é valorizar e estimular a expressão musical por instrumentistas e conjuntos instrumentais dos mais diversos estilos e gêneros do interior do Estado de São Paulo.

Representantes de 18 regiões estão nesta disputa
Desde o início da Edição, quando foram abertas as fases regionais, houve participação de mais de 100 inscritos entre conjuntos, duplas e solos. Agora, a Mostra da Fase Estadual reúne em dois dias na Capital do Estado os 18 escolhidos para representarem suas regiões. Os selecionados também participam de uma gravação que fará parte de um CD que registra as músicas desta edição.

Participam da fase estadual, além de Descalvado [Araraquara] representantes das cidades de Penápolis [Araçatuba], Bauru, Jaú, Garça [Marília], Tupi Paulista e Presidente Epitácio [Presidente Prudente], Franca [Ribeirão Preto], Jales [São José do Rio Preto], São Vicente [Baixada Santista], Santa Bárbara D´Oeste [Campinas], Francisco Morato e Itapevi [Grande São Paulo], Caraguatatuba e Pindamonhangaba [São José dos Campos], Laranjal Paulista [Sorocaba] e Iguape [Vale do Ribeira].

O Mapa Cultural Paulista acontece desde 1995 e configurou-se como um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.

O Programa realiza o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de seus trabalhos no Estado de São Paulo. É uma oportunidade para os pequenos e médios municípios promoverem atividades culturais nas diversas modalidades concorrentes, como oferta de atividades culturais para todos.

ACORDE
O Grupo ACORDE é fruto de uma iniciativa voluntária que incentiva e estimula o potencial artístico substancialmente por meio da musica, buscando oferecer o acesso a cultura, inicialmente, na cidade de Descalvado-SP, apresentando um repertório que abrange do popular ao erudito. Os músicos não possuem estudos específicos em escolas ou conservatórios, porém possuem imensa vontade de aprender as técnicas instrumentais e história da música.

Logo do Facebook Deixe seu comentário