Vacinação contra a gripe H1N1 se encerra nesta sexta-feira, 20

Vacinação contra a gripe H1N1 se encerra nesta sexta-feira, 20

Webmaster 19/05/2016 - 14:48
Cerca de 30% das gestantes faltantes estão sendo convocadas pelas unidades de Saúde a tomarem a vacina




A Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 do Ministério da Saúde [MS] terá seu encerramento nesta sexta-feira, 20. Em várias cidades a vacina acabou antes do previsto. Descalvado recebeu mais 4 mil doses que foram aplicadas nesta semana. O posto fixo montado na Fepasa encerrou o atendimento na quinta-feira, 19, tendo atingido uma boa meta dos grupos prioritários.

A preocupação da Saúde Municipal, segundo a diretora Luiza Tinelli são as gestantes que até a manhã de quinta-feira, tinham sido vacinadas 70% do total previsto. As unidades de Saúde do município, através de seus profissionais continuam a fazer o chamamento das gestantes faltantes.

Os grupos prioritários preconizados pelo MS foram atendidos com satisfação em Descalvado. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica atingiu-se 87% das crianças até 05 anos de idade durante a Campanha de Vacinação. Os trabalhadores da Saúde ultrapassaram a meta chegando aos 101%. Foram imunizados 82% dos idosos e 97% das puérperas [mães amamentando].

Os chamados pacientes crônicos [com doenças crônicas e ou mais que uma doença] não tinham uma meta estipulada aos municípios e em Descalvado dois mil foram imunizados. No balanço final e geral o município realizou 84% da cobertura prevista para a imunização contra a gripe H1N1. Um dado bastante otimista, embora a expectativa fosse a de se chegar aos 100% de imunização em idosos.

Em reunião realizada na Diretoria Regional da Saúde [DRS], em Araraquara, ainda esta semana, a informação é de que não há mais doses a serem repassadas aos municípios no momento e não se sabe se a campanha de prevenção será prorrogada.
Gripe H1N1 já matou 470 pessoas no Brasil em 2016

Até a última segunda-feira, 16, o Ministério da Saúde [MS] registrou 2.375 casos da gripe H1N1, dos quais 470 pessoas morreram por causa do vírus da gripe H1N1. O estado com o maior número de mortes é São Paulo: 223.

Depois aparecem Rio Grande do Sul com 39 mortes; Goiás com 26 e Paraná com 24. A falta da vacina atinge também as clínicas particulares, além das unidades do SUS [Sistema Único de Saúde].

O MS informou que mais de 35 milhões de brasileiros já foram vacinados, o que representa 71% do público alvo da campanha.

Logo do Facebook Deixe seu comentário