‘Queijo D’Albina’ é o primeiro a receber a certificação do SIM em Descalvado

‘Queijo D’Albina’ é o primeiro a receber a certificação do SIM em Descalvado

Webmaster 13/05/2016 - 07:33
SIM passa a ser uma realidade para os empreendedores que buscam obedecer as normas sanitárias garantindo qualidade ao consumidor



Acaba de ser certificado o primeiro empreendimento aprovado pelo SIM [Serviço de Inspeção Municipal] para a comercialização de produtos de origem animal. O ‘Queijo D’Albina’, da família Prescinotti.

Criado pela Lei Municipal nº 3.622/12 e regulamentado pelo Decreto nº 3.962, de 22 de abril de 2012, subordinado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o SIM visa a regulamentação dentro das normas sanitárias da produção e comercialização de produtos de origens animal e vegetal.

Albina Aparecida Navas Prescinotti, proprietária do Sítio ‘São João’ – localizado no acesso pela Estrada Municipal José Perna Sobrinho - é a primeira empreendedora a receber o registro no município para a fabricação de queijo tipo Minas Frescal e outros subprodutos do leite, para a comercialização legalizada nos comércios varejistas de Descalvado.

Com a dedicação de dona Albina e do filho Fernando, a propriedade tem uma produção diária de 100 peças de queijos de 500 g. por dia, além de doces à base de leite. O Queijo D’Albina é embalado com plástico e rótulo, podendo ser armazenado em refrigerador em temperatura até 8ºC., com validade de 05 dias [a contar da data de fabricação].

Essa primeira certificação só foi possível através do empenho da Secretaria Municipal de Agricultura, que através da diretora Cristina Castiglione e de sua equipe, em conjunto com a Associação dos Médicos Veterinários que colocou à disposição do Sim a médica Veterinária Thais Donatto, a empresa da família Prescinotti recebeu todo apoio técnico e fiscalização, para que as adequações e investimentos atendessem às normas técnicas sanitárias.

Além do apoio técnico da responsável pelo SIM, Queijo D’Albina vem sendo acompanhado pelo médico Veterinário, Renzo Cirelli que é o responsável técnico pelo empreendimento. Ele lembra que o SIM começou de fato a funcionar em outubro do ano passado e que desde esse período o comércio varejista da cidade está proibido de comercializar produtos sem o registro do SIM.

A diretora da Agricultura, Cristina destaca que logo outros empreendimentos terão a certificação do SIM. Estão em fase de adequação mais cinco empresas da cidade. Com esta certificação a produção pode ser incluída no comércio varejista do município sem medo e o consumidor ter a garantia de estar levando para casa produto de qualidade.

E para garantir que a legislação seja cumprida a fiscalização sanitária está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária.

‘Queijo D’Albina’ está à venda nos principais comércios de alimentação de Descalvado, entre eles a Padaria Bom Jesus, Supermercados Traldi, Dia, São José, Santa Cruz e outros.

“Agora a gente vai trabalhar tranquilo e podemos entregar em qualquer mercado”, disse a empreendedora dona Albina. Por enquanto a mão de obra se restringe à família. O filho Fernando, que é o braço direito na produção fala da grande honra em ser a primeira empresa a ter a certificação do SIM. “A gente fica feliz em estar trabalhando certinho, sem o risco da fiscalização, pois sempre havia o medo de um ou outro denunciar, agora está tudo tranquilo”, declara Fernando.

Logo do Facebook Deixe seu comentário