Resumo da Câmara - Discursos acalorados voltam a pautar sessões da câmara

Resumo da Câmara - Discursos acalorados voltam a pautar sessões da câmara

Webmaster 12/05/2016 - 07:29
Discussão da última sessão ficou entre Paula e Sposito. Vereador deve prosseguir com abertura de CPI que investigará compras de materiais elétricos



Com os termômetros do lado de fora registrando temperaturas amenas, dentro do Plenário da Câmara o clima voltou a esquentar, como há semanas não acontecia. A Sessão Legislativa de 09 de Maio foi curta, porém com pronunciamentos pouco mais acalorados.

Após ler um trecho bíblico, ato regimental de todas as sessões, o vereador Adilson Gonçalves se ausentou da sessão.

Vick Francisco abriu as discussões no Grande Expediente. A ordem de oradores é determinada por sorteio realizado dentro da Sala das Comissões na presença da maioria dos vereadores.

O vereador do PPS apresentou duas moções de congratulação em homenagem aos policiais militares Edilson Poiatti e Edson Marini pelos serviços prestados a favor de Descalvado. Ele requereu os comprovantes de pagamento das guias de repasse aos órgãos sindicais que são descontadas anualmente dos servidores municipais, bem como a lista com os nomes dos funcionários que são Associados ao Sindicato dos Servidos Públicos Municipais a fim de averiguar as contribuições realizadas e o que as entidades podem de fato fazer na defesa dos interesses dessa classe trabalhadora. “Cogita-se a paralisação dos servidores” adiantou Vick, alegando a má atenção que o prefeito presta aos funcionários públicos municipais.

Edevaldo Guilherme [PMDB] apresentou Indicação para cobertura de pontos de ônibus em toda a cidade, alegando ser este o momento ideal devido à estiagem de chuvas a fim de proteger os usuários do transporte público. Ele anunciou a eleição dos cargos da CPI que pretende apurar fatos relacionados ao período anterior da intervenção da Associação da Santa Casa. Edevaldo foi eleito presidente da comissão e Pastor Adilson ficou com a relatoria da mesma.

Argeu Reschini [PTB] criticou a Administração Municipal pela ineficiência na gestão da manutenção de veículos e maquinários do Almoxarifado Municipal, a falta de equipamentos de segurança e protetor solar aos funcionários públicos municipais. Argeu anunciou que o setor de RH suspendeu neste mês o pagamento de um auxílio aos servidores pela falta de relatórios que deveriam ser elaborados pelos chefes de setor. O vereador denunciou a quantidade de horas extras a serem pagas a motoristas da Secretaria de Saúde, oriundas das viagens de pacientes a grandes centros. Há caso, segundo o vereador, que totaliza 760 horas a favor do funcionário e que ainda não foram pagas. Argeu criticou também as constantes viagens de membros do Poder Executivo à capital paulista. Segundo ele, devido ao período eleitoral, não há verbas para serem destinadas ao município. “Até agora não vi dinheiro nenhum e resultado nenhum [dessas viagens]”, disparou. O não pagamento desse auxílio a parte dos funcionários fez com que na terça-feira pelo menos 16 funcionários deixassem de trabalhar e fossem até o Paço Municipal reclamarem seus direitos. Na ocasião membros do governo receberam esses funcionários e "pediram desculpas" aos mesmos, alegando que houve mesmo o erro e que o pagamento seria feito através da tesouraria o mais rápido possível.

Ricci [PP] enalteceu o trabalho dos diretores da SELT, Adnan Jarina e Danilo Presta, pela entrega das obras de melhorias e adequação do Ginásio de Esportes, cumprimentando-os pela Festa da Emancipação que ocorrerá no próximo final de semana. Ricci destacou algumas das atrações da festa programada pelo Governo Municipal, como a realização da Festa de Ogum. Ele falou da aproximação do período eleitoral e chamou a atenção da população para avaliar os possíveis candidatos, aludindo os fatos que acontecem em Brasília.

A polêmica da noite aconteceu nos pronunciamentos dos últimos oradores. Paula Peripato e Sposito.

A vereadora do PT apresentou anteprojeto de denominação do bloco cultural da FEPASA como “Cacilda de Lourdes Gallo Guimarães” e requereu ao Poder Executivo o mapa com nomes de estradas e ruas que ligam aos assentamentos do município a fim de disponibilizar aos Correios os endereços corretos para entrega de correspondências das pessoas que residem nestes locais. Paula também tratou da reabertura do Ginásio de Esportes, destacando o trabalho dos diretores da SELT. E ainda comentou sobre reunião na Promotoria Pública ocorrida na semana passada que tratou sobre Segurança Pública com representantes de diversos segmentos da sociedade onde, na oportunidade, foi eleito o Conselho Municipal de Segurança Pública. A vereadora voltou falar da CPI que a investigaria, agradecendo o apoio dos vereadores que se mostraram do lado dela em sessões anteriores. Paula cutucou os autores do pedido dizendo que é preciso buscar recursos ao município e relacionou alguns dos seus pleitos junto aos seus representantes. “Eu gostaria que meu colega que foi prefeito interino em 2013 apresentasse aqui o que ele fez de bom ao município. É importante para que a população tenha conhecimento, que agora estamos entrando num período pré-eleitoral, com pré-candidatos e a população tem que ficar atenta e saber quem realmente trabalha pela cidade”, provocou.

A resposta à vereadora veio em seguida. Sposito [PRTB] ocupou a Tribuna e usou boa parte de deu tempo para expor ações enquanto prefeito interino e rebateu as provocações. Ele elencou ações do seu mandato como a reforma da quadra do Ginásio de Esportes e a troca do telhado, continuação e entrega de casas populares, conquista de três creches [Milênio, Tamanduá e Recanto dos Ipês], conclusão das obras e entrega da USF do Morada do Sol, construção da passarela da Ponte do Bairro Santa Cruz que apresentava riscos, uma ambulância no valor de R$ 180 mil, reforma de um trator, pagamento de dívida do exercício 2009-2012 no valor de R$ 6 milhões, abastecimento das prateleiras de medicamentos nos postos de saúde, melhorias na frota municipal e operações de asfaltamento nas ruas da cidade. “Senhora vereadora, semana que vem eu vou fazer outra lista e apresentar pra Senhora aqui também. Agora, o que a Senhora fez nesse governo? Nada! A única coisa que a Senhora poderia fazer de bom nesse governo, a única coisa, era votar a favor da CP da Santa Casa, a qual roubaram mais de um milhão de reais aqui. A Senhora não votou! A Senhora foi contra! Um esquema de corrupção implantado dentro [...] da Santa Casa e a Senhora vem me dizer o quê eu fiz? Mesmo que não tivesse feito nada, mas olha o que a Senhora fez! [...] Não conseguiu dar o seu voto para afastarmos o prefeito [...] para acabar o esquema de corrupção na nossa cidade. [...] O que a gente faz de bom quase ninguém vê, mas a Senhora tem que ver o que fez de mal ao município, que esse voto da Senhora seria muito importante para o município [...] A nossa saúde está sofrendo! A Senhora não precisa do plano de saúde da nossa cidade. A Senhora tem dinheiro para pagar uma consulta [...] e nossos munícipes que vivem de salário mínimo? [...] Antes da Senhora pensar em falar alguma coisa, pense na lei do retorno. O que vai, volta. E digo mais. A sua CPI, a qual eu pedi, eu pedi com bases. Em 2013 eu não sabia quem vendia pra Prefeitura e quem não vendia. Quem tinha obrigação de saber que a senhora não podia vender pra Prefeitura era a Senhora [...] Eu quero que essa CPI abra [...] Está na Lei Orgânica do Município: o vereador está impedido de contratar com o município!”

Sposito ainda pediu melhorias na pista de caminhada no Centro de Lazer do Trabalhador, como arar a pista e compactuar o solo, para uso dos freqüentadores e atletas do local.

Na Ordem do Dia, apenas um projeto de denominação, o PL 27/2016 que denomina Godofredo José Casati Júnior a quadra poliesportiva do Ginásio de Esportes, que será entregue no próximo domingo. Aprovado por unanimidade.

Logo do Facebook Deixe seu comentário