Lei vai obrigar uso de água da chuva em novos imóveis de São Carlos

Lei vai obrigar uso de água da chuva em novos imóveis de São Carlos

Webmaster 10/05/2016 - 08:08
Casas com mais de 140 metros quadrados deverão ter o reservatório.
Aprovada na sexta-feira [6], determinação passa a valer em novembro.





Uma lei sancionada em São Carlos [SP] na última sexta-feira [6] exige a captação e o aproveitamento da água da chuva em imóveis com mais de 140 metros quadrados. A determinação passa a valer em novembro deste ano e, para serem aprovados, novos projetos de construção de casas terão que ter espaço destinado ao reservatório.

O objetivo da nova lei é utilizar os recursos naturais, combater o desperdício de água e preservar o meio ambiente. A ideia é que o proprietário do imóvel possa usar a água captada na irrigação de jardins, lavagem de veículos, descarga em vasos sanitários e limpeza em geral.
“A população vai ser beneficiada. Quando todos tiverem acesso, nós teremos menos água de chuva na sarjeta, na galeria pluvial e, consequentemente, menos enchentes”, disse o secretário municipal de Habitação, Márcio Marino.

Novos projetos
A nova lei diz que os reservatórios devem ter capacidade mínima de 2 mil litros, o que deve gerar um custo adicional de aproximadamente R$ 10 mil nas obras.

A aplicação se restringe aos imóveis novos, que ainda não foram protocolados no setor competente do município, e a não implementação do sistema acarretará na impossibilidade de expedição do ‘Habite-se’ como forma de sanção pelo descumprimento da legislação.

Realização de um sonho
A professora de química da Universidade Federal de São Carlos [UFSCar] Vânia Zuin já sonhava construir uma casa sustentável antes da determinação.
“Quero um sistema que possa tanto fazer a captação da água de chuva e o reuso dela, captar o máximo possível de energia solar e fazer o aquecimento dessa água, ter ar fresco para que eu não precise investir em colocar ar-condicionado”, disse.

Em Araraquara, o empresário Ademir Ramos implantou há três anos um sistema de captação e reuso de água da chuva na indústria de alumínio. Canos de PVC coletam a água das calhas e depositam nas caixas d´água e nas cisternas. Ao todo, são mais de 50 mil litros usados para descarga dos banheiros e limpeza.

Segundo Ramos, a economia é de até R$ 2 mil por mês. “Fiz primeiro pela necessidade de ajudar o meio ambiente e segundo pela economia que representa para a empresa. São duas coisas que casaram e dentro do projeto que consideramos e realizamos”, disse.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário