Campanha contra a Gripe - Descalvado inicia a 3ª etapa vacinando pessoas com doenças crôni

Campanha contra a Gripe - Descalvado inicia a 3ª etapa vacinando pessoas com doenças crônicas

Webmaster 06/05/2016 - 13:45
A partir de quarta-feira, 10, haverá programação de imunização nas unidades de Saúde dos bairros. Primeiro dia na Fepasa foram aplicadas 650 doses, a maioria em idosos



A Secretaria Municipal de Saúde reiniciou esta semana a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe – Influenza H1N1 – depois de ter cumprido a meta no dia “D”, dia 30, onde 60% das crianças até 5 anos foram vacinadas. A terceira etapa começa no próximo dia 10, terça-feira, com a liberação da imunização para pessoas com doenças crônicas e atendimento nas unidades de Saúde dos bairros.

Na última quarta-feira, 04, teve início o atendimento no posto fixo montado na Fepasa para atendimento incluindo os idosos. A Secretaria do Estado enviou mais 2.500 doses, das quais 500 foram reservadas para a imunização dos idosos acamados em asilo, hospital e domicílios, neste sábado, 07.

Devido ao envio parcelado das grades de vacinas ao município e seguindo o cronograma do Governo, as pessoas portadoras de comorbidades – doenças crônicas comprovadas com carta médica – só receberão a vacina a partir do dia 10, quarta-feira, quando também haverá programação da Campanha nas unidades de Saúde dos bairros. As crianças até 5 anos continuam a ser vacinadas na sala de vacina do Centro de Saúde “Dr. Vital Brasil” [centro] e nos bairros nos dias de vacinas.

Segundo informações da enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Lourdes Santana, o início da segunda etapa da Campanha, na quarta-feira, foi muito boa. A unidade da Fepasa realizou 651 aplicações, das quais 497 foram em idosos. “Estamos muito cansados, mas felizes”, descreveu Lourdes.

Distorção sobre ‘crônicos’ compromete a dose de quem precisa
De acordo com os registros dos dias de vacinação a Secretaria Municipal de Saúde está satisfeita com os resultados e o alcance da imunização, mesmo com a falta de vacina.

Em anos anteriores, mesmo com muita propaganda a população demorava a procurar as unidades de Saúde. Este ano, em consequência do surto antecipado da gripe e mortes pela doença a imunização foi mais rápida, a procura superou as expectativas.

Devido às dificuldades de entrega das vacinas pelo Governo, por diversos fatores, o Ministério da Saúde definiu os grupos prioritários de riscos que devem receber a imunização e está havendo uma distorção no grupo ‘pessoas com comorbidades’.

Segundo a Vigilância Epidemiológica muitas famílias tem recorrido a médicos particulares para a emissão da carta comprobatória de doenças crônicas, mas o que se tem visto são muitos casos ‘falsos’ que estão comprometendo a dose de quem realmente precisa tomar a vacina.

A Saúde Municipal aproveita para fazer uma alerta e pedir para que a população tenha consciência e não tire a dose de quem precisa. Só terá complicações com a gripe pessoas frágeis com o seu imunológico comprometido por alguma doença. Pessoas saudáveis fora dos grupos de riscos estipulados não devem se preocupar, mesmo porque pelo grande alcance da imunização no município, a quantidade de vírus no ar é bem reduzida.

A senhora Lázara Ricci faz parte do grupo dos idosos, além de ter problemas cardíacos e não poderia deixar de tomar a vacina. A irmã a levou ao Centro de Saúde ainda no sábado, 30, para a imunização. Ela tem passado pela imunização em todas as campanhas e o resultado é gratificante.

Valéria Regina de Oliveira Maciel, mãe do pequeno Samuel de um ano e dez meses enfrentou fila no último sábado para garantir a dose do filho. “É bom prevenir contra este surto de H1N1, pois a gente fica preocupada e é bom aproveitar a campanha”, diz ela. Este é o segundo ano que a criança toma a vacina. Segundo a mãe não houve qualquer reação e Samuel não pegou gripe.

Segue abaixo a tabelas nas unidades de vacinação e as descrições dos portadores de doenças crônicas.

Confira os dias de vacinas nas Unidades de Saúde:
*Jardim Albertina - 10/05 terça e 11/05 quarta - das 8h30 às 10h30 / 13h30 ás 16h
*Tamanduá - 10/05 terça e 12/05 Quinta - das 8h30 as 10h30
*Santa Cruz - 11/05 quarta - das 13h30 ás 16h
*São Sebastião - 12/05 Quinta - das 13h30 às 16h
*Morada do Sol - 12/05 Quinta e 13/05 sexta - das 8h30 às 10h30 / 13h30 às 16h
*Colonial - 13/05 sexta - 13h30 às 16h
*Continua todos os dias na Fepasa, das 8h à 10h30 / 13h às 16h
* Centro de Saúde - crianças de 6 meses menor que 5 anos.

Categoria de risco clínico
*Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico [Moderada ou Grave]; DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

*Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

*Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

*Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

*Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

*Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

*Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida e Imunossupressão por doenças ou medicamentos

*Obesos: Obesidade grau III [Obs.: Índice de Massa Corpórea [peso/altura ²]

*Transplantados: Órgãos sólidos e Medula óssea

*Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter e outras trissomias.

Logo do Facebook Deixe seu comentário