Rede de atenção básica especial recebe capacitação sobre o CREAS

Rede de atenção básica especial recebe capacitação sobre o CREAS

Webmaster 14/04/2016 - 08:17
Equipe da Secretaria de Assistência Social e todos os profissionais da rede de atenção básica especial do município passaram por uma capacitação da OMM, com acompanhamento da DRADS




A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] realizou a capacitação de todas as equipes que integram suas unidades de atendimento no município, no final de março, dias 30 e 31, através de uma parceria com a OMM – Oscip Mundo Melhor, para uma melhor integração com o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

A capacitação foi realizada no auditório da SEEC [Secretaria Municipal de Educação e Cultura] pelo sociólogo e mestre em Serviço Social, Edson Silva, acompanhado pela técnica da DRADS de Araraquara [Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social], Beria Cristina S. Silva, órgão que dá suporte à unidade em Descalvado. A secretária do Desenvolvimento e Assistência Social do município, Rosângela F. Clemente do Nascimento [primeira dama] e o diretor técnico do Núcleo de Avaliação e Supervisão da DRADS, Paulo Albano Filho também acompanharam a temática.

No primeiro dia o público alvo foi os profissionais da SADS e na sequência todos que compõem a atenção básica e especial do município envolvendo Educação , Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Idoso, CODIM [Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Descalvado] e PCD [Pessoas com Deficiência].

São unidades de atendimento da SADS: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Plimec [Santa Cruz], Casa dos Projetos “De Olho no Futuro” e Núcleo do Jardim Albertina.
Essa capacitação foi direcionada ao serviço do CREAS - unidade pública estatal - que está em funcionamento no município desde dezembro de 2015, contando com a atuação de uma equipe multiprofissional, com Assistentes Sociais, Psicóloga, Coordenadora, Advogado e Auxiliar de Serviços Gerais.

Apoio especializado
O CREAS é responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, ofertando acompanhamento especializado. Seu principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros reinserindo-os na sociedade.

São atendidos na unidade as crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, mulheres e quaisquer pessoas que tenha sofrido violação de seus direitos, além dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa como Prestação de Serviço ou Liberdade Assistida.
Logo do Facebook Deixe seu comentário