Matão confirma clinicamente 93 casos de vírus da zika e já soma 96

Matão confirma clinicamente 93 casos de vírus da zika e já soma 96

Webmaster 12/04/2016 - 07:46
Duas grávidas estão com a doença, mas bebês passam bem, diz prefeitura.
Município continua com nebulizações e bloqueios contra o Aedes aegypti.




Matão confirmou clinicamente 93 casos de vírus da zika, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira [11] pela Prefeitura. Esses casos somam-se a outros 3, sendo duas grávidas e uma professora de inglês, que foram confirmados através de exames. Com isso, a cidade já soma 96 casos da doença e lidera o número de registros na região.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, as confirmações foram feitas por meio de análise clínica de médicos da cidade em pacientes que estavam com sintomas da doença.

As grávidas, uma com 7 meses de gestação e outra com 6 meses, fizeram exames em laboratórios particulares. Os bebês passam bem. Em fevereiro, uma professora de inglês de 48 anos foi confirmada com a doença.

A cidade continua com as atividades de nebulização e bloqueio de casa em casa para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, mas ainda não anunciou alguma outra medida com a divulgação dos novos casos.

Dengue
A cidade confirmou também mais 72 casos de dengue, somando 450 casos da doença. Pelos cálculos da Organização Mundial de Saúde [OMS], a cidade já estaria com epidemia da doença, mas a prefeitura informou que ainda não vai decretar.

O parâmetro de epidemia é de 300 casos para cada 100 mil habitantes, segundo a OMS. Como Matão tem aproximadamente 80 mil moradores, com 240 confirmações já poderia ter publicado o decreto. A cidade ainda não tem nenhum caso de chikungunya.

Em Araraquara, a cidade está muito perto de enfrentar outra epidemia de dengue. Nesta segunda-feira [11] foram confirmados mais 168 casos, totalizando 676. De acordo com a assessoria de imprensa, a quantidade alta ocorreu porque os resultados de exames só chegaram nesta segunda. Faltam apenas três casos para que a cidade entre em epidemia, pelos critérios da OMS.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário