União de vizinhos ajuda a diminuir insegurança em bairro de São Carlos

União de vizinhos ajuda a diminuir insegurança em bairro de São Carlos

Webmaster 11/04/2016 - 07:55
Moradores da Vila Elizabeth, primeiro bairro de São Carlos [SP] a implantar um projeto de vizinhança solidária, já estão notando os resultados da cooperação. A proposta funciona via rede de contatos no WhatsApp e integração com a Polícia Militar, e um avisa o outro sempre que há alguma circunstância suspeita.





“Os vizinhos ficam mais ligados, então quando a gente viaja o pessoal entra em contato com a gente: ‘Olha, tem alguém andando pela rua, alguém diferente andando pela rua, alguém olhando para a sua casa’. É uma parceria bem bacana no bairro e melhorou até o relacionamento entre nós”, relatou o empresário Danilo Chinaglia.

“O vizinho viajou e já nos deixou o controle para evitar o problema da questão de alarme. Se o alarme disparar, você já sabe o que fazer”, disse a aposentada Maria Aparecida Menezes Caffer.

A Polícia Militar ainda não tem um balanço de casos de violência depois que o projeto foi implantado, mas o capitão da corporação na cidade afirmou que a parceria traz resultado.

“O número de ocorrências no local caiu muito, as pessoas estão participando, estão respeitando as orientações que nós estamos passando, então está havendo uma parceria muito boa”, afirmou Paulo Nucci Júnior.

Ele também reforçou que a participação dos moradores ajuda a polícia a prender os ladrões em flagrante. “Mais de 70%, até 80% das prisões realizadas hoje pela Polícia Militar são com a ajuda da população. Nós não somos nada sem a população, nós temos que agir em conjunto, temos que trabalhar juntos”

Outro lado
Se em uma área da cidade a união dos moradores está surtindo efeito, em outras, como no Jardim Santa Paula, a violência permanece como a grande preocupação. “A insegurança é grande. Há muito furto, de vez em quando há assalto, a pessoa está em casa e entram na casa dela, você está andando na rua e é abordado, há de tudo”, contou o professor Nivaldo Nale.

No começo do ano, câmeras de segurança flagraram dois homens pulando o portão de uma casa no mesmo barro. Os invasores fugiram sem levar nada porque o alarme disparou. Na época, o dono estava viajando e não se preocupou em avisar os vizinhos.

“Não tinha avisado. Eles estavam na sala, viram a movimentação, ouviram o barulho do alarme e aí eles foram ver o que estava acontecendo, mas eles não estavam avisados”, lembrou o professor Adilso Simão.

Para a presidente da associação de moradores, é justamente essa falta de comunicação entre os vizinhos que facilita a ação dos criminosos. “Falta união para que um morador ajude a cuidar da casa do outro”, disse Maria Helena Casagrande. “A união faz a força e traz segurança”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário