H1N1: vacinação na rede pública começa em 30 de abril

H1N1: vacinação na rede pública começa em 30 de abril

Webmaster 08/04/2016 - 10:39
Só serão vacinadas pessoas que se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde. A vacinação se estenderá até o dia 20 de maio




A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começou na última segunda-feira, 04, na Grande São Paulo. A vacinação foi antecipada no Estado devido ao aumento dos casos e antecipação do surto neste ano que já superou os números de janeiro a dezembro de 2015. Para a rede pública municipal de Saúde a vacinação começa junto com o Dia “D” Nacional, dia 30 de abril e vai até o dia 20 de maio.

Segundo informações da chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana, a população tem ligado muito nas unidades de Saúde atrás da vacina e a maioria não está dentro do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde: idosos com 60 anos de idade ou mais, para crianças de 06 meses a 05 anos, para todas as gestantes, puérperas [mães que tiveram bebês recentemente], profissionais da saúde, povos indígenas e os pacientes crônicos - que devem levar os comprovantes e receitas de uso de medicação, cartão da unidade ou autorização médica comprovando a doença.

Antes do dia 30 não será possível a vacinação, pois a vacina ainda não chegou ao município.

A Saúde Municipal de Saúde estima vacinar 7.184 pessoas, sendo 4.600 idosos, 1.800 crianças, 554 trabalhadores do setor de Saúde, 50 puérperas e 180 gestantes.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras foram confeccionados e impressos folders explicativos com orientações importantes sobre a gripe, sendo distribuídos nas unidades de Saúde e nas escolas, como meio de prevenção.

Em três meses 400 casos de gripe grave
Nos primeiros três meses deste ano foram registrados 400 casos de gripe grave. Mais de 300 relacionados ao H1N1 e das 50 mortes 46 estavam relacionadas ao H1N, 38 só no Estado de São Paulo. E alguns casos bem perto de Descalvado: um motoboy de 42 anos, da cidade de São Carlos morreu no dia 13 de março. Pirassununga registrou uma morte no dia 17 de março e tem outros sete pacientes suspeitos que aguardam resultados. São José do Rio Preto já teve três mortes e também aguarda resultados de exames de mais pacientes.

No ano passado foram registrados - dos mais de mil casos de gripe grave no Brasil - 141 casos relacionados ao vírus H1N1 e das 175 mortes relacionadas à gripe, 36 foram por causa do H1N1.

Locais de vacinação em Descalvado, no dia 30:
Centro de Saúde Dr. Vital Brasil, os Postos de Saúde da Família [PSF]: Morada do Sol, Jardim Colonial, Jardim Albertina, Santa Cruz, São Sebastião e Tamanduá, das 8 as 17h.

Do dia 03 a 20 de maio haverá um posto fixo na Fepasa [antigo cinema] para vacinar gestantes, idosos, puérperas [ mães que tiveram filhos até 45 dias], portadores de doenças crônicas[com comprovantes] e trabalhadores de Saúde.

As crianças de 6 meses a 5 anos serão vacinadas na Sala de Vacina do Centro de Saúde.

Logo do Facebook Deixe seu comentário