Parceria entre Prefeitura e Hospital de Barretos trará capacitação para agentes e profissi

Parceria entre Prefeitura e Hospital de Barretos trará capacitação para agentes e profissionais de Saúde

Webmaster 06/04/2016 - 13:57
Médico do Hospital do Câncer de Barretos estará em Descalvado nos dias 18 e 19 para implantação da segunda etapa do Programa de Prevenção do Câncer do Colo de Útero



Nos dias 18 e 19 de abril, segunda e terça-feira, o coordenador do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Hospital de Câncer de Barretos e responsável pelos exames de Papanicolau, Dr. Marcelo Almeida estará em Descalvado para um encontro com os profissionais de toda a rede municipal de Saúde.

A presença de Dr. Almeida se faz através do convênio firmado ainda no ano passado [mês de outubro] entre a Prefeitura e o Hospital de Barretos para tratar e definir um plano de trabalho inserido no Programa de Prevenção do Câncer do Colo de Útero, desenvolvido pelo hospital.

Naquele momento o hospital estaria disponibilizando as lâminas para o exame preventivo, mais conhecido por ‘Papanicolau’ bem como os diagnósticos necessários e o tratamento para casos com alguma intercorrência, pois o hospital é uma unidade de tratamento de referência no Brasil.

Nesta próxima etapa Dr. Almeida fará uma capacitação dos agentes de Saúde do município, a partir das 15h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura [SEEC], no dia 18. No dia 19 fará visitas a partir das 9h, nas unidades de Saúde para conhecer o serviço prestado à população e às 11h participará de uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde e entidades do município.

Ainda no dia 19, Dr. Almeida ministrará uma capacitação às enfermeiras e técnicos de enfermagem a partir das 15h30.

Número de exames é baixo frente às 10 mil mulheres em estado fértil
A administração municipal está se mobilizando para divulgar à população a necessidade de se fazer este importante exame preventivo a uma das doenças que mais acometem as mulheres, o Câncer de Colo de Útero – que representa 7,6% de todos os tumores malignos em mulheres.

No ano passado a rede municipal de Saúde realizou 2.227 exames através do SUS [Sistema Único de Saúde], sendo menos de 200 ao mês. Um número considerado baixo frente às mais de 10 mil mulheres estimadas no município em estado fértil que deveriam manter uma rotina de exames preventivos.

A Saúde Municipal só tem acesso aos dados de exames coletados pela rede, muitas mulheres realizam os exames de forma particular e através de plano de saúde. Mesmo assim o assunto requer mais atenção.

As divulgações serão encaminhadas a todos os órgãos de comunicação possíveis e unidades de Saúde para que as informações cheguem até essas mulheres.

Logo do Facebook Deixe seu comentário