Sem recomposição salarial, 100 servidores entram em greve em Itirapina

Sem recomposição salarial, 100 servidores entram em greve em Itirapina

Webmaster 24/03/2016 - 17:01
Sindicato diz que aumento oferecido pelo prefeito à categoria é de 1%.
Administração municipal nega e irá analisar as reivindicações feitas.



Cerca de 100 dos 720 servidores municipais de Itirapina [SP] entraram em greve nesta quarta-feira [23]. A paralisação é para pressionar o prefeito José Maria Candido [PMDB] a aumentar o índice de um 1% de reajuste ao funcionalismo público, segundo o Sindicato dos Servidores Municipais. A prefeitura nega que tenha oferecido esse valor.

A presidente do sindicato, Claudete de Oliveira, ressaltou que o salário da categoria está defasado. Ela afirmou ainda que tenta uma negociação desde o ano passado, sem sucesso.

“Isso é uma reivindicação geral de direito dos trabalhadores. Não aceitamos esse 1%. Precisamos ao menos que ele nos dê o repasse do índice acumulado nos últimos 12 meses, que hoje deve estar próximo de 12%, é o que precisamos. E o reajuste do nosso cartão que ele também não fez no ano passado”, disse.

A sindicalista informou que a paralisação teve a adesão de funcionários da Educação, Saúde, Serviços Públicos, Administrativo e da Câmara Municipal. Ela ressaltou, entretanto, que nenhum setor está totalmente parado e que a greve continua até o prefeito apresente uma melhor proposta, ou seja, chamado no Tribunal Regional do Trabalho [TRT] Campinas para as negociações.

Descontentes
Servidora de limpeza pública, Rosa Lopes disse que o aumento de 1% é uma vergonha. “O funcionário não tem valor, a gente soa, trabalha no sol, mas não há respeito pelo funcionário. Esse aumento não dá para comprar nada. Eu gostaria que o prefeito revisse a situação que o funcionário enfrenta, não está dando nem para comer e pagar o aluguel e é só isso que ele dá de aumento", reclamou.

O professor Robson Carlos Berto concordou. "Esse aumento é tirar um sarro da nossa cara. A nossa data base de maio de 2015 não foi reajustada, então está chamando a gente de palhaço. É um direito nosso, a gente vive conforme o nosso salário, mas é um reajuste que é nosso direito. Esperamos conseguir”, afirmou.

Reivindicações
A assessoria de imprensa da prefeitura negou que a administração tenha oferecido o valor de 1% de reajuste, que levou parte do funcionalismo a entrar em greve. Informou também que o prefeito vai se reunir com o secretário da Fazenda na semana que vem para definir o índice de reajuste e analisar as outras reivindicações dos servidores.


Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário