Políticos têm até hoje para mudar de partido sem perder o mandato

Políticos têm até hoje para mudar de partido sem perder o mandato

Webmaster 18/03/2016 - 11:26
Janela partidária dá brecha e permite a troca de legenda de deputados federais, estaduais e vereadores sem que haja punição




Termina hoje o prazo para que vereadores e deputados mudem de partido sem perder o mandato. É a janela partidária, brecha aberta com a emenda constitucional que permite a troca de legenda de deputados federais, estaduais e vereadores sem que haja punição. Na esfera federal a maior parte do troca-troca ocorreu entre partidos pequenos ou fundados recentemente.

Já em Descalvado a expectativa é a de que pelo menos três vereadores troquem de partido. O Vereador Anderson Sposito, que foi eleito pelo partido Democratas deve migrar para o PRTB, José Dias Bolcão que também foi eleito pelo Democratas [DEM] estaria indo para o PSDB, já o vereador Argeu Reschini, que foi eleito pelo PPS e migrou para o PROS em 2013, deve agora filiar-se no PTB.

Com essa troca de partidos haverá um fortalecimento de duas legendas dentro da Câmara, o PSDB que passará a contar com três vereadores [Helton Venâncio, Rubens Rezende e José Dias Bolcão] e o PTB que passará a ter dois [Guto Cavalcante e Argeu Reschini].

Sposito que nunca esteve ao lado do atual governo já havia rompido com o presidente do DEM desde 2013, quando lhe foi negada a legenda para que ele, como prefeito interino, disputasse as eleições complementares. Quanto ao vereador Argeu, ele busca uma maior representatividade partidária e vislumbrou no PTB essa possibilidade.

Quanto ao vereador José Dias Bolcão, ele troca de partido por não querer ter sua imagem vinculada ao Governo Henrique, pois o presidente do DEM, Luiz Antonio do Pinho [Pinho da Cabana] é o Secretário de Planejamento, Obras e Serviços Públicos do Governo Henrique, além de ser grande amigo e homem de confiança do prefeito.

Candidatos a Prefeito
Para os políticos que não possuem mandato o prazo para a troca de partidos é 02 de abril, seis meses antes da data do pleito eleitoral, que em 2016 será realizado em 02 de outubro, por isso qualquer pessoa que possui a intenção de disputar as eleições para vereador ou prefeito, que não tenha mandato, tem até essa data para se filiar em um partido, ou para migrar do partido que está para outro.

Nos bastidores políticos a expectativa para que essa data “chegue logo” é grande, pois a partir daí, com as filiações e trocas de partidos é que de fato começa a se desenhar como serão as eleições para prefeito.

Em dezembro de 2015 noticiamos o fato de um grupo de políticos e empresários terem feito um encontro suprapartidário, com o objetivo de “caminharem juntos”, visando à governabilidade de Descalvado, deixando de lado revanchismos políticos e egos inflados, para que unidos, os políticos e pré-candidatos possam, após serem eleitos, recolocar a cidade nos trilhos do desenvolvimento, e certamente após o dia 02 de abril é que de fato constataremos se aquele encontro foi mesmo produtivo, ou se os egos inflados e os “eus” foram maiores que o desejo de “trabalharmos juntos em prol de Descalvado”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário