Acontece neste sábado o dia “D” da vacinação contra a raiva

Acontece neste sábado o dia “D” da vacinação contra a raiva

Webmaster 11/03/2016 - 11:14
Estima-se a vacinação de mais de 5.000 animais entre cães e gatos, de um total de quase 10 mil animais. Em 2015 Descalvado realizou a vacinação em área rural

Acontece neste sábado, dia 12, o dia “D” da Campanha Contra a Raiva Animal numa parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Estadual, Agricultura e Unicastelo. Serão 14 pontos de vacinação espalhados pela cidade e mais dois pontos volantes que estrão vacinando os animais nas casas, conforme a necessidade.

Como Descalvado foi o único município da região da DRADS de Araraquara [Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social] a realizar a vacinação em área rural no ano passado, atingindo 38% dos animais do município, agora é a vez da vacinação dos animais da área urbana que representam os 62% restantes da população de cães e gatos. Estima-se vacinar mais de 5.000 animais.

Este ano a Secretaria de Saúde Municipal inovou e numa parceria com a SEEC [Secretaria Municipal de Educação e Cultura] realizou um trabalho de conscientização, orientação e chamamento para a campanha, dentro das escolas municipais, levando uma equipe de alunos da Unicastelo, coordenada pelo professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Luciano Melo.

A meta é que as crianças chamem a atenção dos pais para a necessidade de imunização dos animais domésticos contra a raiva animal, pois Descalvado tem registros de casos de mortes em áreas rurais de animais contaminados pela doença. A raiva é transmitida ao homem pelo contato da saliva do cão e do gato e da mordida. A doença é letal em pouco tempo.

O proprietário que não tiver como levar seu animal até um dos locais de vacinação deve deixar os dados e endereço para que uma equipe volante de vacinação vá até o local. Segue abaixo a tabela dos locais de vacinação.

Orientações
*A primeira dose da vacina contra raiva deve ser dada aos 3 meses de idade, ou 6 meses de idade, caso a mãe seja vacinada com revacinação todo ano.

* Cadelas prenhas, próximo ao parto e animais doentes não são vacinados.

*os animais devem ser devidamente transportados e conduzidos aos locais de vacinação de forma segura, sem possibilidade de causar acidentes.

*Animais bravos e impacientes, além da coleira devem usar focinheira para evitar que ataque na hora da vacinação.

*Não será permitido levar vacinas para aplicar em casa.

Logo do Facebook Deixe seu comentário