Saúde Municipal receberá o Programa “Mulheres de Peito”

Saúde Municipal receberá o Programa “Mulheres de Peito”

Webmaster 29/01/2016 - 20:26
Uma carreta móvel estará na cidade e permanecerá por 30 dias para a realização de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos de idade. O local deverá ser ao lado da Praça Deolindo Zaffalon


Descalvado é uma das cidades que deverá ser beneficiada com o Programa "Mulheres de Peito" segundo a Divisão Municipal de Saúde com a vinda da carreta móvel da Secretaria Estadual de Saúde nos próximos meses. Esta semana estão sendo tratados os trâmites burocráticos e financeiros para que a carreta permaneça no município por 30 dias realizando exames gratuitos de mamografia em mulheres acima de 50 anos.

A vinda da carreta para o município é sem custo, mas a administração pública necessita preparar o local – provavelmente será ao lado da Praça Deolindo Zaffalon - onde a mesma permanecerá por um mês, incluindo segurança e fornecimento de eletricidade. O programa encaminha uma equipe multidisciplinar - técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista – que atenderá no local.

O objetivo do Programa é atender mulheres com idade entre 50 e 69 anos que poderão realizar exames sem a necessidade do pedido médico. Pacientes fora dessa faixa etária também podem receber atendimento, mas precisam apresentar um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.

As carretas têm 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Todas são equipadas com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem [Sedi] - serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Assim que tudo estiver acertado entre o poder público e o Governo Estadual a Assessoria de Comunicação estará fornecendo informações mais detalhada à imprensa e à população.

Logo do Facebook Deixe seu comentário