Entrega das novas creches abrirá mais 300 vagas

Entrega das novas creches abrirá mais 300 vagas

Webmaster 29/01/2016 - 20:11
Previsão de entrega é para o final e fevereiro. Enquanto isso, Promotoria cobra da Educação uma solução para as crianças que não conseguiram vaga em 2016. Esta havendo uma inserção nas unidades do município para atender à demanda



Descalvado recebeu do Governo do Estado recursos para a construção de mais duas novas Creches Escolas com estruturas e tecnologias modernas: Bosque do Tamanduá e Parque Milênio, para suprimir de vez a demanda de vagas, que hoje é de 150 crianças. Segundo a secretária Municipal de Educação, se ao menos a unidade do Tamanduá estivesse pronta resolveria o problema de falta de vagas no município. Quando as duas obras forem entregues serão 300 novas vagas. A previsão de entrega das creches é para o final de fevereiro.

Esta semana a Promotoria Pública solicitou à secretária que desse uma solução para a falta de vagas e um prazo para a entrega das novas creches. Toda a documentação pertinente ao avanço das obras e as soluções viabilizadas foram apresentadas. A Promotoria tem questionado em cima da reclamação dos pais que ainda não conseguiram vagas para seus filhos.

A secretária esteve no Palácio do Povo para levantar as questões que impediram de ao menos a creche do Tamanduá ser entregue antes do início das aulas de 2016. De acordo com a placa de identificação da obra da creche localizada no Bairro Tamanduá, ela teria iniciado em janeiro do ano passado e teria 12 meses de prazo para ser concluída, com verbas provenientes da FDE [Fundação para o Desenvolvimento da Educação- Governo Estadual].

Em novembro a secretária fez uma solicitação ao secretário Municipal de Obras, Luiz Antonio do Pinho de que empreendesse esforços para a conclusão da obra. Tudo caminhava dentro do cronograma, mesmo com o atraso do Governo Estadual em liberar recursos na metade do ano passado. As chuvas de final e entrada de ano atrapalharam a chegada de matéria prima. O secretário de Obras garante que o prazo será cumprido.

Fase final e custos
A creche do Milênio está em fase de pintura e requisição de mobiliário, por ter atingido os 85% de finalização da obra. O setor de projetos aponta o terreno acidentado do Tamanduá como um dos motivos da obra estar em seus 65% do cronograma.

Essas são obras custeadas inteiramente pelo Governo Estadual, tendo a contrapartida dos terrenos pela municipalidade e, nesta semana engenheiro da FDE estive fazendo vistorias para que fosse solicitasse o envio de mais 15% dos recursos destinados ao pagamento da empreiteira. O valor total do convênio para ambas as creches é de mais de R$ 1,6 milhões.

De última geração
As creches contarão com toda acessibilidade e ambientes necessários para a educação das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia. Projeto considerado de última geração.

Transporte rural
E como o ano letivo teve início, além da questão de vagas nas creches, a Educação está buscando resolver a questão do transporte de alunos da zona rural. Segundo a secretária de educação, esta semana estará sendo licitada a empresa que fará esse transporte, para garantir o ensino a todos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário