Equipe do NASF fará orientação e entrega de preservativos para o Carnaval

Equipe do NASF fará orientação e entrega de preservativos para o Carnaval

Webmaster 27/01/2016 - 13:57
Gincana do Jovem Agricultor do Futuro receberá a equipe de orientação da Saúde que também fará a entrega de folhetos de prevenção e combate à Dengue


Apesar de a administração Henrique do Nascimento optar por não realizar o carnaval oficial público este ano, como medida de economia o setor da Saúde Municipal programou várias ações de orientação e prevenção às doenças transmissíveis sexualmente. Uma equipe do NASF [Núcleos de Apoio à Saúde da Família] passará pelas praças, bares e PSF´s entregando preservativos e dando orientação à população na semana de 1º a 05 de fevereiro. O carnaval é dia 9 de fevereiro, terça-feira e dia 10, Quarta-Feira de Cinzas.

Nas Unidades de Saúdes os profissionais – nutricionista, fisioterapeuta, veterinária, assistente social, psicóloga e educadora física – farão orientação e distribuirão folhetos também de prevenção e combate à dengue, nas salas de esperas. É importante o uso do preservativo nas relações sexuais, não só para prevenir uma gravidez indesejada, como evitar a contaminação pelo vírus HIV/ AIDS, sífilis, hepatites B e C e outros problemas.

No dia 03, quarta-feira, a equipe do NASF estará fazendo orientação pessoal durante as atividades da Feira Legal, na Praça de São Benedito, também com a distribuição de preservativos.

No ano passado esta ação percorreu todos os bares de Descalvado e o campus da Unicastelo e as praças públicas, o que deverá se repetir em 2016. Estão sendo feitos contato com as academias de ginásticas e clubes para que a equipe multifuncional da Saúde possa estar levando esta orientação ao público destes locais.

Gincana reunirá jovens na EMEF Padre Orestes
O Sindicato Rural de Descalvado e o SENAR [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural], em parceria com a Prefeitura Municipal estará realizando uma Gincana de Fim de Férias para os adolescentes acima de 12 anos de idade, na EMEF Padre Orestes Ladeira, no próximo dia 3 de fevereiro – semana que antecede o Carnaval – e a equipe do NASF também estará lá levando as ações de orientação e prevenção.

A Gincana terá início às 8h e poderá se estender até às 15h. Segundo a coordenadora de cursos do SENAR, Marly Aparecida Furtado, será um dia de várias atividades recreativas e culturais envolvendo principalmente os jovens que já se inscreveram no Programa Jovem Agricultor do Futuro e os que já concluíram, bem como aos alunos da EMEF e todos om jovens que queiram participar. “O evento é aberto para todos os adolescentes”, informa.

As atividades serão ministradas por um instrutor do SENAR e mais dois monitores e em conversa com a Saúde Municipal, o espaço foi aberto para que os jovens recebam também a orientação e preservativos neste período de Carnaval.

Inscrições
As inscrições para o Jovem Agricultor do Futuro 2016 estão abertas até o dia 15 de março, na sede do Sindicato Rural que está em novo endereço: Rua Luís Antonio Fabiano, 72 – São Benedito [atrás do CERD], com os telefones 3593.1604 e 3583.3317.

A coordenadora Marly lembra que são 35 vagas para a turma da manhã e 35 para a turma da tarde.

Logo do Facebook Deixe seu comentário