Lobbe Neto e Engler irão intermediar o impasse para a liberação da ETE

Lobbe Neto e Engler irão intermediar o impasse para a liberação da ETE

Webmaster 23/01/2016 - 10:11
Visando resolver um dos mais antigos entraves para que Descalvado chegue a 100% de esgoto tratado, o prefeito Henrique do Nascimento e sua equipe de governo esteve no gabinete do Deputado Federal Lobbe Neto [PSDB] nesta segunda-feira, 11, para pedir apoio e intermediação junto ao Governo Alckmin para que seja liberado o pagamento de colocação da manta impermeável na ETE [Estação de Tratamento de Esgoto].

Iniciada há sete anos e com um custo superior a R$ 5 milhões, com recursos do Programa Água Limpa, a obra foi paralisada em 2013 devido à denúncias no Ministério Público sobre a obra ter sido construída em cima de um lençol freático, e aguarda a decisão de colocação ou não de uma manta impermeável para que entre em definitivo em atividade.

Em comum acordo entre o DAE [Departamento de Água e Esgoto], Prefeitura e o perito da justiça local o laudo aponta não haver a necessidade da manta, enquanto que a Cetesb [Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo], Ministério Público e seu perito julgam necessário, o que criou um impasse, onde diante da não necessidade da manta o Governo se recusa a bancar sua colocação.

Enquanto isso a obra faraônica que ocupa 240 mil metros quadrados em propriedade desapropriada na chamada ‘Estrada do Ranchão’ está se deteriorando e teme-se que todo investimento seja perdido se este impasse não for resolvido.

O deputado Lobbe recebeu em seu gabinete o prefeito Henrique, o procurador do município, dr. Silvio Bellini, o diretor de gabinete, Mário Zambelli e representante do PMDB de Descalvado, dr. José Roberto se comprometendo a fazer o meio de campo com o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz para uma breve solução.

Nova reunião
Ainda no finalzinho de 2015 o prefeito Henrique e sua equipe de governo estiveram na Casa Civil em São Paulo, acompanhado do vereador e presidente da Câmara, Helton Venâncio [PSDB] e do Deputado Estadual, Roberto Engler [PSDB] numa tentativa de mobilizar o governador a sinalizar de forma positiva a este assunto.
Espera-se que Alckmin delibere então favorável à colocação da manta e libere recursos para isso para que Descalvado não perca mais tempo rumo ao Esgoto 100% Tratado.

Na próxima semana haverá uma reunião com o MP em Descalvado para se saber das decisões que foram tomadas.

Logo do Facebook Deixe seu comentário