Estado de calamidade: administração mobiliza esforços para limpar o Tamanduá

Estado de calamidade: administração mobiliza esforços para limpar o Tamanduá

Webmaster 08/01/2016 - 12:58
Está em processo de contratação emergencial de empresa especializada que fará recuperação geral de ruas e sistema de galerias pluviais, devido à situação emergencial causada pelas chuvas



As fortes chuvas que atingiram toda região e causaram grandes estragos na Capital, também afetaram drasticamente a cidade de Descalvado em vários pontos, mas com maior intensidade o Bairro Bosque do Tamanduá que deixou vários moradores desolados, com casas invadidas pelas águas. Diante da gravidade da situação o prefeito municipal, Henrique do Nascimento buscou junto ao seu secretariado e legislações pertinentes soluções emergenciais para amenizar o estrago e todas as atenções desde o início da semana estão voltadas para aquela região.

Além do direcionamento da recém-contratada Frente de Trabalho para uma limpeza geral no bairro, uma equipe da Secretaria Municipal Obras vem realizando a desobstrução dos bueiros entupidos, retiradas de terras, lixo e entulhos, preparando o terreno para uma medida emergencial que mobilizou todo o Palácio do Povo esta semana.

Após várias consultas de legislações e Lei Orgânica do Município está sendo preparada uma contratação emergencial de empresa especializada para uma recuperação in loco do bairro. A meta é tapar todos os buracos, fazer o recape onde a situação do asfalto é mais crítica e reestruturar a galeria de águas pluviais.

Contatos foram feitos com deputados parceiros do município e inclusive ao governador Geraldo Alckmin que havia prometido uma verba de R$ 500 mil para solução de infraestrutura no município, quando aqui esteve em meados de julho de 2015.

É importante ressaltar que o Bairro do Tamanduá começou a ser projetado no final da década de 90, ainda na gestão do saudoso ex-prefeito “Lito” e dado sequência por outros prefeitos em gestões passadas.


Frente de Trabalho focada no combate à Dengue
As 30 pessoas contratadas para a Frente de Trabalho tem como prioridade o combate aos criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti em toda a cidade, mas devido ao estado de calamidade do Bairro do Tamanduá, os gestores desse trabalho: Secretarias de Obras, Saúde, Administração e Agricultura entraram em um consenso e direcionaram todos os esforços para uma limpeza geral do bairro.

A diretora de Saúde, Luiza Tinelli fez uma explanação sobre a situação de Descalvado perante as regiões já epidêmicas e pediu colaboração total aos trabalhadores, no primeiro dia de trabalho iniciado no último dia 5, terça-feira, onde os contratados foram recepcionados com um café da manhã, no Anfiteatro Municipal.

Dengue no município
Descalvado se mantém com sete casos de confirmados de Dengue, devidamente diagnosticados e tratados e 56 casos notificados até a última semana. Dos dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica 38 dos suspeitos os exames foram negativos e aguarda-se ainda a chegada do resultado de mais 12 dos notificados.
Em vista dos números de anos anteriores a cidade se mantém privilegiada, mas a Saúde alerta que muitos criadouros estão sendo encontrados pela equipe de controle de vetores e isso não é um bom sinal. Cada um precisa continuar a fazer a sua parte. A Prefeitura está fazendo a dela, mas as pessoas precisam cuidar de suas casas e de seus quintais antes que a cidade sofra também com uma epidemia de Dengue.

Em alguns bairros o índice extraoficial apresentado em um balanço da Equipe de Controle de Vetores, no mês de dezembro, referente a outubro e novembro o Índice de Breteau [IB] chegou a 6.0, quando o preconizado pela Organização Mundial de Saúde, é que o valor seja menor que 1.0.

Logo do Facebook Deixe seu comentário