Termina a seleção para as 30 vagas da Frente de Trabalho

Termina a seleção para as 30 vagas da Frente de Trabalho

Webmaster 30/12/2015 - 09:57
Entrevista final aconteceu na manhã de terça-feira, no Anfiteatro da Prefeitura, para os candidatos pré-selecionados pela Assistência Social


Foi concluída na manhã de ontem [29] a seleção oficial dos candidatos a uma vaga na Frente de Trabalho, onde 30 pessoas começarão o ano de 2016 com emprego temporário garantido por seis meses atuando na limpeza geral do município. Os contratados devem entrar em ação ainda na primeira quinzena de janeiro.

O foco principal da contratação da Frente de Trabalho é a execução de uma limpeza geral na cidade para eliminar possíveis criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue e agora o Zika Vírus e a Febre Chikungunya – estas duas últimas recentemente descobertas com transmissão pelo mosquito da Dengue.

As inscrições para a Frente de Trabalho foram realizadas no PAT [Posto de Atendimento ao Trabalhador] e se encerraram em 15 de dezembro, com quase 300 inscritos interessados no trabalho temporário, almejando um aumento na renda familiar e até mesmo o sustento para quem se encontra desempregado.

Os dados apontam a tamanha necessidade de abertura de vagas de emprego para a população de todas as classes sociais, mas a de baixa renda está sendo a mais afetada na atual crise econômica. Por isso a pré-seleção dos candidatos foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social seguindo os critérios descritos no Projeto de Lei 74/2015.

Dos inscritos apenas 18,5% foram convocados para a seleção final realizada pela Secretaria de Saúde, através da diretora Luiza Tinelli, do chefe do Controle de Vetores, Silvio Franceschini e do representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Obras, Cesar Luis Gomes.

Dos 30 selecionados para a contratação 15 trabalhadores cuidarão especificamente do combate à dengue, 10 estarão à disposição do setor de limpeza geral da Secretaria de Obras e os outros 5 farão trabalhos de limpeza competentes à Secretaria de Agricultura.

Durante a entrevista final para a aprovação do candidato a diretora de Saúde, Dinha fez uma explanação geral do perfil do trabalhador que a administração busca para ser parceiro em 2016. O trabalho de limpeza geral do município deve começar ainda na primeira quinzena de janeiro, mas o apelo para que cada munícipe cuide ao menos do seu quintal continua.

Dengue, Zika Vírus e Chikungunya
A Dengue já era temida pelo sistema de Saúde Pública, mas a iminência da chegada do Zika Vírus e Chikungunya aumenta a preocupação, por não se saber ao certo como detectá-las. A sorologia oficial existe apenas para a Dengue.

O que se sabe é que o Zika afeta muito os bebês em formação [microcefalia] e em adultos os efeitos estão sendo estudados, a Chikungunya pode até aleijar o infectado, ocasionando o curvamento do corpo devido às inflamações nas articulações.

O melhor é a prevenção, não permitindo que o mosquito nasça eliminando os criadouros da larva do Aedes Aegypti. Cada um fazendo a sua parte todos estarão protegidos contra o mosquito transmissor dessas doenças.

Oportunidade de complementação de renda
A dona de casa de 33 anos, Mary Helen Galhardi Lourencini selecionada para a entrevista final tem experiência em “arrastões de limpeza”. Participou do combate à Dengue nos últimos três anos e do último realizado em abril deste ano, disse gostar desse trabalho.

Casada, com dois filhos menores, embora tenha o Ensino Médio completo alega não ter oportunidade de emprego justamente por ter filhos e a Frente de Trabalho organizada pela administração Henrique dá a oportunidade justamente aos menos favorecidos pela sociedade.

“A gente entrega currículo e espera chamar, o que eu consegui fazer neste período foi trabalhar com faxina, porque serviço com registro não consegui”, explicou a candidata. “Essa é a oportunidade de eu dar algo a mais para os meus filhos que eles precisem”, concluiu.

Logo do Facebook Deixe seu comentário