Índice de Breteau informal apresenta variação localizada de 5 a 6.2

Índice de Breteau informal apresenta variação localizada de 5 a 6.2

Webmaster 17/12/2015 - 18:13
Relatório da Equipe de Controle de Vetores Municipal traz dados que confirmam a estimativa da Saúde: Descalvado está na iminência de uma epidemia de Dengue



Nesta quinta-feira, 17, a Equipe de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde entregou um relatório das ações feitas de bloqueio e controle de criadouros de larvas do Aedes Aegypti e traz dados preocupantes: na visitação casa a casa o Índice de Breteau [IB] chega a 5.1, quando o preconizado pela Organização Mundial de Saúde [OMS] é de 1.0. Esta é uma análise informal do município para se prevenir com o que virá pela frente. A amostragem geral oficial será feita em janeiro, pelo laboratório da SUCEN [Superintendência de Controle de Endemias] de Araraquara.

A diretora municipal de Saúde, Luiza Tinelli mais uma vez chama a atenção da população para a iminência de uma epidemia no município, visto que em muitos outros a situação é alarmante e que cada um cuide ao menos do seu quintal para evitar que o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya nasça.

O relatório apresentado à Saúde é referente às ações realizadas durante o mês de novembro. Na ação de visitação em casa a casa, das 509 residências vistoriadas no Bairro Santa Cruz das Almas e adjacências foram encontrados 26 criadouros da larva, correspondendo ao IB de 5.1, embora não foram feitas as análises oficiais das amostras, mas a experiência da Equipe de Controle de Vetores garante que 95% dos criadouros são do mosquito da Dengue.

O total de imóveis visitados em novembro foi de 2.926, sendo que 1.471 foram pelas Agentes Comunitárias de Saúde nas regiões onde estão instalados os PSFs e 17 criadouros foram encontrados [IB 1.2] e os 1.455 restantes foram visitados pela Equipe de Controle de Vetores.

Como já anunciado que há casos confirmados de contaminação pela Dengue a Equipe de Controle de Vetores realizou o bloqueio em 163 casas quando da primeira contaminação aplicando a nebulização. Nas regiões dos casos suspeitos 260 casas foram vistoriadas encontrando 16 criadouros da larva, o que indica um IB de 6.2.

Locais estratégicos de maior facilidade de surgimento de criadouros tiveram 100% de vistoria no mês de novembro, como por exemplo, borracharias e ferros velhos, como prevenção.

Comparativo de anos anteriores
Num comparativo com anos anteriores o final do ano até o mês de janeiro de 2016 o período será atípico com maior incidência de chuvas, portanto há uma estimativa segundo o chefe da Equipe de Controle de Vetores, Silvio Donizeti Franceschini que a amostragem oficial do município possa chegar ao IB de 10.0 e a situação pode piorar para o Carnaval.

Em janeiro de 2014 o IB era de 6.1 e em janeiro desse ano foi menor 5.9. Caso a situação continuar como está e sem conscientização da população as previsões podem se confirmar e o IB para início de 2016 será um dos mais altos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário