Dengue: sete casos são confirmados em Descalvado

Dengue: sete casos são confirmados em Descalvado

Webmaster 10/12/2015 - 09:31
Além da Dengue e da Febre Amarela Urbana foi anunciado que o mosquito Aedes Aegipty transmite o Zika Vírus e a Febre Chikungunya, ambos com sequelas irreversíveis ao ser humano contaminado


Depois de ficar quatro meses longe do fantasma da dengue a Secretaria Municipal de Saúde faz uma alerta à população e anuncia os primeiros sete casos confirmados da doença no município. Três foram contraídos na cidade [casos autóctone] e quatro considerados importados. Uma equipe da Saúde junto com o Controle de Vetores da Prefeitura já iniciou o programa de bloqueio nas regiões suspeitas e a nebulização [com inseticida apropriado] onde os casos foram confirmados: Centro e Jardim do Lago.

A Diretora de Saúde Luiza Tinelli, já providenciou uma campanha de alerta por todos os bairros e região central através de carro de som com um apelo para se evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que, além de transmitir a Dengue e a Febre Amarela Urbana, também está sendo o hospedeiro da Febre Chikungunya e do Zika Vírus. “Você é responsável pela limpeza de sua casa. Converse com o seu vizinho e se oriente antes que vire outra epidemia”, anuncia a diretora.

Nas últimas reuniões realizadas na Direção Regional de Saúde de Araraquara [DRS] a orientação é de que preocupação não está mais com a contaminação e sim com a possibilidade do óbito, ou seja, muitas pessoas já morreram por complicações da doença e agora a descoberta de que o mesmo mosquito da Dengue esteja transmitindo outras doenças mais sérias o combate tem que ser intensificado. A população não deve esperar que só o poder público faça a sua parte, todos têm que fazer. O quintal da casa de cada um é responsabilidade de cada um e a contaminação é real.

As pessoas que tiveram a confirmação de estarem com dengue estão sendo devidamente medicadas. Dos sete casos registrados, quatro foram comunicados pelo atendimento da Unimed São Carlos, de moradores de Descalvado que foram atendidos lá, por manterem compromissos de trabalho naquela cidade, mas que por residirem em Descalvado, os casos somam-se à estatística local.

O chefe do setor de Controle de Vetores, Silvio Donizeti Franceschini amplia o alerta: “Até o próximo verão os cuidados devem ser redobrados, pois muitas pessoas poderão sofrer com a contaminação por uma das doenças transmitidas pelo mosquito da dengue”. Ele completa ainda que em conversa informal com biólogo da Sucen [Superintendência de Controles de Endemias da Secretaria de Saúde o Estado] poderá não haver melhora para a contaminação por dengue, se o cenário continuar como está. “O trabalho tem que ser em nível de Brasil para que em cinco anos comece a haver o controle de fato da doença”, declarou.

Segundo dados da Saúde do Estado, há dez anos o mosquito criou resistência à antiga fórmula de inseticida usada na nebulização e dentro de mais dois anos poderá estar resistente novamente ao produto que vem sendo usado.

Contaminação é preocupante na época de festas
Com relação às demais doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty há uma pesquisa em andamento para saber se o Estado de São Paulo tem o primeiro caso de contaminação pelo Zika Vírus, o alarde foi dado primeiro no Estado de Pernambuco [PE] já sendo considerado uma epidemia.

Outra preocupação da administração é quanto à chegada das festividades de fim de ano, Ano Novo e Carnaval, quando as pessoas e suas famílias e amigos viajam em férias para outras regiões. Muitos cuidados devem ser tomados e sempre ter em mãos um frasco de repelente, pois ainda não existe nenhum tipo de remédio preventivo ou vacina contra essa e as demais doenças transmitidas pelo mosquito.

O remédio no momento é cada um arregaçar as mangas e cuidar ao menos de seus terrenos e quintais e conscientizar o vizinho, parentes e amigos da gravidade do problema. Enquanto a epidemia é anunciada em outras regiões com registros de inúmeras mortes, como ocorreu este ano na Grande São Paulo - em todo o Brasil foram quase 700 mortes até o mês de outubro por complicações causadas pela Dengue, número superior a todo o ano de 2013 – Descalvado está apenas no começo para uma árdua tarefa.

Conscientização
Vários programas envolvendo a Educação e a Saúde levam o conhecimento e orientação aos alunos da rede de ensino público e particular, durante o ano letivo para que transmitam em casa a conscientização. O mais difícil tem sido mudar os hábitos dos mais antigos e dos descrentes que não visualizam que a epidemia possa chegar a Descalvado. E é bom que não chegue, mas para isso todos devem dar as mãos em prol da prevenção das doenças e a única forma é não permitir que o mosquito nasça.

A partir de janeiro entrará em ação a Frente de Trabalho que em primeiro momento fará o chamado "arrastão", mas não se pode esperar mais 30 dias para que o poder público limpe a cidade e seu quintal. Limpeza de casa também faz parte da educação e respeito ao próximo.

Sintomas das doenças
a) Dengue

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos [nariz, gengivas], dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

b) Febre Amarela Urbana
Provocada pelo Aedes - mosquito fêmea, quando pica um paciente com febre amarela, torna-se infectado, e nas picadas seguintes em pessoas sadias irá transmitir a doença. Essa fêmea contaminada transmitirá o vírus por várias de suas gerações. Não há contaminação direta de paciente para outro paciente.

c) Zika Vírus
Febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada – não é contagiosa. O vírus pode passar de mãe para filho durante a gravidez provocando a grave doença chamada microcefalia [má formação cerebral do bebê].

d) Chikungunya
É uma doença parecida com a dengue, porém, a grande diferença está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas ficando com o “andar curvado”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário