Cartórios passam a emitir o CPF junto com certidões de nascimento

Cartórios passam a emitir o CPF junto com certidões de nascimento

Webmaster 30/11/2015 - 12:39
A partir de 1º de dezembro todo registro de nascimento realizado no Estado terá um número único de CPF para o recém-nascido. O serviço será gratuito ao cidadão, que atualmente paga R$7 nos postos conveniados com a Receita Federal.

Através da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo [Arpen-SP], o projeto abrangerá todos os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, presentes em todos os municípios paulistas. Além da comodidade e gratuidade do serviço, a emissão do CPF diretamente no ato de registro de nascimento atende a uma demanda da população mais carente que necessita deste número para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público.

A inscrição do recém-nascido também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.

Logo do Facebook Deixe seu comentário