Soldado da PM salva bebê por telefone em Araras

Soldado da PM salva bebê por telefone em Araras

Webmaster 17/02/2010 - 15:07
A soldado da Polícia Militar de Araras, Débora de Jesus Bebeffes salvou a vida de um bebê de um mês e 23 dias, neste sábado (6). O policial ensinou, por telefone, como os pais deveriam agir para ajudar a filha, que se afogou enquanto mamava.

Por volta das 10h da manhã, o soldado Débora estava como atendente no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), quando recebeu uma ligação de um pai relatando que o bebê estava engasgado e iniciando um processo de asfixia.

O policial diz ter pedido à vítima para manter a calma, solicitou que a mãe viesse ao telefone e passou a orientar sobre os procedimentos de ventilação que acabaram salvando o bebê. O soldado Débora explicou como tudo aconteceu. "Eles relatavam que a criança não respirava e pedia socorro; enquanto acionamos o Samu para o local eu passei a orientá-la. Ela me disse que o seu bebê tinha cerca de um mês de idade e que estava engasgado. A mãe informou ainda que o pai já havia tentado a desobstrução, mas não tinha resultado. Então eu passei a dar orientações", explicou o soldado.

Ao telefone, o policial disse o que a família poderia fazer. "Eu orientei que fosse feita massagem no peito do bebê e que depois a criança fosse colocada na palma da mão de barriga para baixo e que dessem leves batidas nas costas. Eles fizeram e disseram que com o procedimento a criança voltou a respirar e passou a melhorar. Repetiu os procedimentos mais três ou quatro vezes, colocaram a criança novamente em pé e aí a cor azulada já havia desaparecido e o batimento cardíaco normalizado", revelou Débora.

O soldado, há 14 anos na corporação, disse que se sentiu muito bem em ter conseguido salvar uma vida. "Temos que manter a calma porque é uma vida dependendo da gente nesses momentos, mas a sensação de alegria da família e nossa ao telefone, quando tudo terminou bem é gratificante.

Débora disse que essa foi a primeira ocorrência com risco de morte atendida por ela à distância. "Nunca havia atendido sem visualização, é muito difícil saber ao certo o que fazer sem ver o que está acontecendo, nessa hora é preciso direcionar o que está fazendo", disse.
A PM disse que o acidente deve ter sido causado por que a criança regurgitou e que casos assim são comuns, e faz um alerta. "A mãe havia amamentado e colocado a criança no berço sem arrotar. As pessoas acham que o bebê vai conseguir sozinho, mas não é assim. É preciso ter realmente cuidado", finalizou o soldado.

Estatísticas mostram que o sufocamento por leite é uma das principais causas de morte em bebês com até um ano de vida.

Logo do Facebook Deixe seu comentário