Fundação Casa de Araraquara tem 3 finalistas na Olimpíada de Matemática

Fundação Casa de Araraquara tem 3 finalistas na Olimpíada de Matemática

Webmaster 04/11/2015 - 14:12
Menores infratores esperam mudar de vida com os estudos na unidade.
Escola Municipal da cidade teve o maior número de finalistas da rede.




Três menores infratores da Fundação Casa de Araraquara [SP] estão entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas [Obmep]. Os adolescentes, que têm aulas durante a internação, já sonham em mudar o rumo da vida através dos estudos. Em todo o Estado de São Paulo, 558 jovens da fundação foram classificados para a segunda fase. O resultado final com a divulgação dos premiados sai no dia 27 de novembro.

Os três internos têm passagens por tráfico de drogas e viram na matemática uma segunda chance. Um rapaz de 16 anos, que é de Pirassununga, ficou sete meses longe da sala de aula. “Para voltar a estudar, foi muito difícil pegar o ritmo de novo. Pegamos e conseguimos passar nas olimpíadas”, afirmou.

O colega, de 17 anos, cumpre medida socioeducativa há quatro meses, sendo a terceira vez que passa pela Fundação Casa. Ele decidiu retomar os estudos e a dedicação valeu a pena. “Aqui a gente já se dedicou aos estudos. Fiquei muito feliz de saber que eu posso ter essa oportunidade de estar estudando e conseguindo, tendo a vitória”, destacou.

O professor Hugo Tortorelli lembra que os alunos venceram um grande obstáculo. “Eles vieram com uma defasagem muito grande, foram sanando essa defasagem e conseguiram conquistar”, disse.

Os alunos somaram esforços e agora dividem a alegria da conquista. “Você vai ganhar mais oportunidades, mais conhecimento. Um dia entrar em cursos, fazer uma faculdade”, disse o estudante.

Entre os 888.822 estudantes aprovados na primera fase da Obmep 2015 estão 558 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa, em São Paulo. O número de classificados é 2,9% maior do que o registrado no ano passado. Na edição de 2014, 542 chegaram até a fase final, e 37 receberam menção honrosa.

Escola com mais finalistas
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilda Rocha de Mello e Souza teve 24 alunos selecionados, o maior número de finalistas da rede municipal na olimpíada. “Sempre me dei bem com matemática. Acho uma das matérias mais fáceis”, afirmou o estudante Carlos Augusto Santos, um dos finalistas.

A estudante Vivian Aparecida Soares da Silva também foi classificada. “Fiquei surpresa, mas muito feliz”, disse.

Eles estão ansiosos pelo resultado. “A gente vai trabalhando com eles durante o ano. Um ou dois meses antes começo a aplicar exercícios e atividades que podem cair na prova. Até para eles não se assustarem com uma coisa nova que nunca viram”, disse o professor Rodrigo Bolognese Manecolo.

Olimpíada
O concurso testa alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Na 1ª fase, resolvem provas de múltipla escolha e os melhores são classificados para 2ª fase, em que terão de responder a questões dissertativas. Os melhores recebem medalhas, vagas em programa de iniciação científica e bolsas do CNPq.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário