Sistema de Cadastro Ambiental Rural ganha nova versão

Sistema de Cadastro Ambiental Rural ganha nova versão

Webmaster 04/11/2015 - 09:15
O Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo [SiCAR-SP], da Secretaria do Meio Ambiente, tem novas funcionalidades. Lançado nesta terça-feira, 3, o programa atual vai facilitar o cadastro de informações e as futuras análises pelo órgão ambiental.

Entre as novidades, ferramentas de cálculo de distância e área na aba "Mapa", a possibilidade de fazer download das camadas do mapa, a exibição de Reservas Legais nos arredores da área que está sendo cadastrada e melhorias no resumo da inscrição.

Ainda há a aba "Comunicações e pendências", que permite ao usuário verificar com facilidade o histórico, em caso de análise pelo órgão ambiental, exibirá as eventuais recomendações para correção e registrará a comunicação entre o órgão e o interessado.

Atualizações

Além disso, com a nova versão, o declarante já poderá associar ao seu cadastro compromissos anteriores relativos à adequação ambiental do imóvel, ou ainda autos de infração lavrados que possam eventualmente ter suas multas suspensas quando da adesão ao Programa de Regularização Ambiental [PRA].

A finalização do processo de adequação ambiental estará disponível quando o PRA for regulamentado no Estado.

Importante destacar que os cadastros já finalizados permanecem válidos. No entanto, caso o declarante precise alterar qualquer informação, terá de inserir os novos dados obrigatórios solicitados pelo sistema.

O mesmo procedimento ocorrerá quando estiver disponível todo o módulo de adequação ambiental: o proprietário só poderá manifestar seu desejo de aderir ao PRA se inserir as informações faltantes.

Como exemplo das novas informações que deverão ser inseridas está a declaração da área do imóvel rural em 22 de julho de 2008 data de corte para declaração de uso rural consolidado e para fins de cálculo das obrigações para a adequação ambiental e a declaração da forma pela qual o proprietário deseja ser notificado durante o processo de análise do CAR, se por e-mail ou correspondência.

Do Portal do Governo do Estado

Logo do Facebook Deixe seu comentário