Descendentes do Maestro “Quique Todescan” fazem doação ao Museu Público Municipal

Descendentes do Maestro “Quique Todescan” fazem doação ao Museu Público Municipal

Webmaster 18/09/2015 - 10:04
Na última semana de agosto, o Museu Público Municipal esteve recepcionando os descendentes do Maestro Francisco Todescan , ou ´Quique Todescan´ que, novamente, em um gesto que contribui com a história e a cultura do nosso município, procederam com a doação da ´batuta”, instrumento que acompanhou o maestro pela sua trajetória profissional.

O Chefe do Museu Público Municipal, Luiz Francisco Lefcadito Alvares, o Tuca, recebeu Marisa Todescan Dias da Silva, Plínio Dias da Silva e Rosângela Todescan Dias da Silva de Azevedo, ocasião em que puderam reviver a arte e a história do autodidata da docência musical.

“Na realidade, trata-se de mais uma relíquia que nos está sendo entregue. Ter a batuta, o instrumento de trabalho e da arte do ilustre Maestro Quique Todescan é motivo de orgulho para todos nós, descalvadenses”, destacou Tuca.

No dia da entrega da batuta [com o diapasão] o prefeito Henrique Fernando do Nascimento encontrava-se em viagem oficial à São Paulo, porém, ao tomar conhecimento, ficou bastante agradecido. “Agradeço a doação e reafirmo que será de grande valia para o acervo cultural do Museu e do Município. Um objeto que pertenceu ao ilustre munícipe que inclusive foi meu professor de música, agora estará ao alcance dos olhos de toda a nossa população, servindo como ferramenta de estudos e pesquisas. ”, disse.

No ano passado, a família já havia feito uma doação de bem pertencente ao Maestro. Trata-se de sua cama, uma centenária peça que se juntou ao riquíssimo acervo cultural disposto no Museu Público Municipal, sendo um móvel de madeira maciça, entalhada e em perfeito estado de conservação apesar do tempo.

Com relação à batuta do Maestro Quique Todescan, tão logo ela foi doada, foi passada as mãos da Professora de Música Luciana de Crescenzio [atual coordenadora da referida sessão da Divisão de Cultura] a qual, no dia 05 de setembro, a utilizou para reger a apresentação da Acorde – Cordas da Cultura de Descalvado, que aconteceu nas escadarias da Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém, como parte da programação dos 183 anos de Descalvado.

A apresentação inclusive contou com a participação da tataraneta do Maestro, a pequena Mariana Todescan Presta, que também faz parte da Escola Municipal de Música, que por sua vez, leva o nome de “Quique Todescan”, homenagem instituída pela Lei Municipal nº 1.919, de 29 de novembro de 1999, de autoria do ex-vereador Luciano Feliciano.

Logo do Facebook Deixe seu comentário