Próximo eclipse total da Lua visível no Brasil será dia 27

Próximo eclipse total da Lua visível no Brasil será dia 27

Webmaster 17/09/2015 - 16:27
Evento astronômico vai ocorrer em 27 de setembro e começará às 22h07




Esse espetáculo astronômico que é o eclipse total da Lua não está tão distante, já que o próximo eclipse total lunar visível no país acontecerá em 27 de setembro de 2015.

O evento poderá ser observado em todo o território nacional e em quase toda a América, África e Europa. Dessa vez, a América do Sul tem a vantagem de poder observá-lo por completo, tanto a entrada quanto a saída da Lua na sombra da Terra. Outra boa notícia é o horário mais amigável para quem deseja acompanhar o eclipse - na última madrugada, o auge do fenômeno ocorreu entre 3h e 4h30.

Em 27 de setembro de 2015, às 22h07 [horário de Brasília], a Lua vai começar a adentrar a parte mais escura da sombra da Terra, chamada de umbra, de modo que será possível vê-la "sumir" no céu. A partir das 23h11 ela estará totalmente encoberta, adquirindo o tom avermelhado característico dos eclipses totais. O satélite vai passar pouco mais de uma hora com esse aspecto, e, à 00h23, começa a sair da sombra, em um processo que vai até a 1h27 da madrugada do dia 28. O eclipse só deve chegar ao fim cerca de uma hora mais tarde - essa última fase, quando a Lua está saindo da parte mais clara da sombra, dificilmente é vista a olho nu.

Tétrade - Esse eclipse vai marcar o fim de uma tétrade, conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em sequência. Trata-se de um evento é especial, porque eclipses normalmente se intercalam entre totais, parciais [quando a Lua fica parcialmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra] e penumbrais [quando a parte mais clara da sombra da Terra encobre a Lua]. A tétrade é relativamente rara: no século XXI haverá oito delas, sendo a que termina no dia 28 de setembro a segunda - a primeira ocorreu de 2003 para 2004, e a terceira será em 2032 e 2033.

O eclipse desta terça-feira foi o primeiro da tétrade. Porém, o segundo [que acontece em 8 de outubro deste ano] e o terceiro [em 4 de abril de 2015] não terão boa visibilidade do Brasil.


http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/proximo-eclipse-total-da-lua-visivel-no-brasil-ocorrera-em-2015/

Logo do Facebook Deixe seu comentário