Chave com bafômetro deve ser lançada em 2016 pela Fiat

Chave com bafômetro deve ser lançada em 2016 pela Fiat

Webmaster 27/08/2015 - 09:12
Peça leva 1 segundo para detectar se motorista ingeriu álcool.
Segundo desenvolvedora, preço deve ser próximo ao de modelo comum.



Uma chave que só abre o carro se o motorista não ingeriu álcool está em fase final de testes no Brasil e pode entrar em produção no ano que vem. Ela deverá ser vendida como acessório pela Fiat.

Chamado de Fiat Safe Key, o dispositivo faz parte de um projeto de conscientização do risco de beber e dirigir. "Enxegamos que, em alguns casos, não basta apenas criar campanhas. Se queremos fazer com que as pessoas pensem duas vezes antes de beber e dirigir, pensamos que podemos fazer algo no sentido de dar a possibilidade de alguém não poder pegar o carro após beber", afirmou Fred Saldanha, diretor de criação da agência Isobar, que desenvolveu a campanha e encomendou a chave.

Como funciona
A Safe Key funciona com um mini-bafômetro acoplado [veja no vídeo ao fim da reportagem] e leva cerca de 1 segundo para acusar se o motorista ingeriu ou não álcool. Em caso positivo, uma luz vermelha se acende, e a chave, do tipo canivete, não aparece. Se não houve ingestão de álcool, a chave é projetada normalmente.

Se o motorista for "enquadrado" pela chave, o aparelho automaticamente envia um sinal via Bluetooth para o celular, que se conecta com um aplicativo de táxis ou envia um SMS para um contato previamente cadastrado, para auxiliar o motorista.

"Nosso maior desafio foi reduzir o tempo de processamento de um bafômetro comum para o da chave. Os aparelhos convencionais, que dão a medida de álcool ingerido, levam por volta de um minuto para dar os resultados. Como só queríamos saber se o motorista bebeu ou não, o tempo de resposta caiu para um segundo", disse Saldanha.

O desenvolvimento levou 8 meses, e atualmente está na fase pré-produção, onde são escolhidos os materiais. De acordo com o executivo, a Safe Key deve ser lançada oficialmente em 2016.

Sobre o preço, e como a chave será oferecida, ainda não há confirmações. "Estamos trabalhando para que ela custe o mais próximo possível do valor de uma chave convencional. A ideia é vender como acessório, para os carros novos e os que já estão rodando", completa o diretor da Isobar.

Procurada pelo G1, a Fiat afirmou que a chave é um protótipo e que não há uma estimativa de prazo para lançamento.

Outras iniciativas
No exterior, já existem iniciativas semelhantes. A Volvo, por exemplo, desde 2008, oferece como acessório um aparelho que só libera a ignição do veículo se o motorista passar por um teste do bafômetro. Se a ingestão de álcool estiver dentro da legislação vigente na Europa, o motor é acionado. Caso contrário, não é possível sair dirigindo.
O mesmo sistema já equipa ônibus e caminhões no Brasil. Chamado de Alcolock, o sistema consiste em um bafômetro ao lado do banco do motorista, que só permite que o veículo entre em movimento se o condutor estiver sóbrio

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário