Dias após incêndio, moradores reclamam da fumaça que ainda sai do "lixão"

Dias após incêndio, moradores reclamam da fumaça que ainda sai do "lixão"

Webmaster 19/08/2015 - 10:51
Mesmo após terem passados dois dias do incêndio ocorrido na área de transbordo do lixo de Descalvado, moradores reclamam do mal cheiro e a grande quantidade de fumaça que emana do local. Na última segunda-feira, 17, de forma ainda não elucidada, o "lixão" usado pela Prefeitura para acumular o lixo de Descalvado, que posteriormente recebe seu destino final, sofreu um grande incêndio.

As chamas se alastraram por grande parte do lixo, principalmente na área onde fica depositado os restos de galhos e árvores. Na ocasião foi necessário o trabalho em conjunto do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira e caminhões pipa da Prefeiura e também das usinas da região.

As chamas foram contidas após algumas horas de combate ao incêndio, porém como é muito grande a quantidade de lixo depositada no local, fica praticamente impossível extinguir por completo o fogo, já que no interior do monte de lixo, as altas temperaturas ainda continuam a queimar o material que lá se encontra.

Lixão irregular
O Secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Descalvado, Luiz Antonio do Pinho, informou ao Portal G1 que aquela área de transbordo do lixo é irregular, e que medidas estão sendo tomadas para a construção de uma área nova.

De acordo com as informações colhidas pelo Descalvado Agora, a Prefeitura já conseguiu a licença para construção de uma nova área de transbordo do lixo na região onde está construída a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada as margens da estrada velha que liga Descalvado à Porto Ferreira, porém esse licenciamento obtido pelo município é tão somente para a construção, ainda não há autorização para fazer uso do local para o depósito do lixo.

Incômodo e problemas de saúde
O mal cheiro e a fumaça que constantemente exala do local é motivo de reclamação por grande parte da população de Descalvado, sobre tudo para os moradores dos bairros Bosque do Tamanduá, Alto do São Miguel, Jardim do Lago e outros mais próximos à área do lixão, pois são obrigados a conviverem com portas e janelas fechadas.

Uma morada que preferiu não se identificar disse a nossa redação que pela manhã ela tem lavado roupa e as colocado para secar, porém a tarde quando vai recolhê-las, já estão cheirando mal, devido a fumaça que está no ar. Essa moradora ainda relata as crises de tosse e espirros dela e dos filhos, ocasionados também pelo mal cheiro e fumaça.

A Prefeitura registrou boletim de ocorrência junto a Polícia, pois há a suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. O fato é que, sendo criminoso ou não, uma solução precisa ser dada de imediato para aquele local, pois mesmo quando não há "fogo", há o chorume, que é aquele líquido que escorre do lixo, que pode estar contaminando o meio ambiente.

Logo do Facebook Deixe seu comentário