Pesquisadores da USP apresentam caminhão que dispensa motorista

Pesquisadores da USP apresentam caminhão que dispensa motorista

Webmaster 15/07/2015 - 12:58
Protótipo é o primeiro do gênero desenvolvido no Brasil e passou em testes.
Estudo para a criação do modelo foi realizado nos campi de São Carlos.



Pesquisadores da Universidade de São Paulo USP em São Carlos desenvolveram um caminhão que não precisa de motorista. O protótipo, primeiro do gênero criado no Brasil, já passou por todos os testes e foi apresentado no campus II da instituição.

O veículo pode ser dirigido de forma autônoma e o motorista fica livre para fazer outras atividades enquanto transporta a carga, explicou Valdir Grassi Junior, pesquisador da Escola de Engenharia de São Carlos EESC-USP. "Outra aplicação é em ambientes confinados, por exemplo, um pátio de carga e descarga”.

O caminhão funciona com a ajuda de sensores. Na frente dele, foram instalados radares e câmeras para detectar os obstáculos e, juntos, eles conseguem estimar a distância e a forma dos objetos mesmo à noite, debaixo de chuva forte ou neblina intensa.

Também foram inseridas antenas de GPS de alta precisão que informam a posição exata e a orientação do caminhão, evitando que ele ultrapasse as faixas e invada a pista contrária.

Dentro da cabine, foram feitas modificações elétricas e mecânicas para que o sistema possa controlar sozinho o freio, o acelerador e o volante. Tudo é comandado por um programa de computador capaz de interpretar as informações recebidas e tomar a decisão de como agir.

“Obtém informação dos sensores e ele tem que tomar uma decisão muito rápida de quantos graus ele deve virar o volante e de quanto ele deve acelerar ou frear”, disse Denis Wolf, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP.

Convidado para testar o protótipo, o caminhoneiro Djonatha Junckes aprovou a ideia. "No começo, você fica meio instável, sem saber qual vai ser a reação do caminhão. Mas depois vê que o sistema é totalmente confiável e vem para trazer mais conforto e mais segurança para o motorista”.



G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário