Crise econômica nacional é o motivo principal para não realização da Feife este ano, diz prefeita

Crise econômica nacional é o motivo principal para não realização da Feife este ano, diz prefeita

Webmaster 13/07/2015 - 07:55
Esta semana a prefeita Renata Braga, acompanhada da diretora do Departamento de Finanças da Prefeitura, Maria Aparecida Assis Mantovani, explicou os motivos que levaram à não realização da Feife Feira Industrial Ferreirense este ano.

A feira, principal atração das comemorações do aniversário da cidade em anos anteriores, reúne muitos expositores e outros tipos de atrações, como rodeio e shows com artistas de grande apelo popular no cenário nacional. Tudo isso numa grande estrutura montada no Centro Cultural Fepasa.

Obviamente, isto tem um custo muito alto. No entanto, é uma forma de o governo municipal prestigiar as empresas da cidade, aliando negócios a uma oferta de entretenimento para a população da cidade e região.

Porém, devido à grave crise econômica que vem atingindo o país, a prefeita Renata Braga, após uma análise em conjunto com sua assessoria direta, decidiu pela não realização da feira este ano.

“Foi uma decisão muito difícil não realizar a Feife, um evento que completaria 40 anos em 2015, tendo sido iniciada pelo meu pai Dorival Braga quando foi prefeito da cidade pela primeira vez. Mas a atual situação financeira não nos permite realizar este investimento”, disse Renata Braga.

De acordo com ela, o município vem enfrentando desde 2014 uma forte queda de repasses de outras esferas governamentais, decorrente da crise financeira do país.
“Estamos trabalhando com muita austeridade e responsabilidade nas contas públicas, até porque o dinheiro está cada vez mais curto, com queda de repasses. Então, nossa prioridade é honrar os compromissos com a folha de pagamento dos servidores e com os nossos fornecedores e manter os investimentos em áreas prioritárias”, continuou.

A prefeita lembra que já liquidou boa parte da dívida herdada de administrações anteriores. Somente nos dois primeiros anos metade do mandato cerca de 80% da dívida foi paga. Ou seja, cerca de R$ 20,6 milhões de um total de R$ 26,4 milhões.
Ela também reforça que nunca atrasou o pagamento dos salários do funcionalismo municipal. Ao contrário, geralmente os valores são debitados antes do 5º dia útil, até mesmo o 13º salário. “Várias cidades da região não estão conseguindo honrar esses compromissos”, destaca.

Comércio local e obras

Outros fatores, segundo Renata Braga, também contribuíram para a decisão de não realizar a Feife. “Nesta época de crise financeira do país a realização da feira iria prejudicar as vendas do comércio local. Recebi apelos de muitos empresários ferreirenses nesse sentido e, desta forma, também estamos atendendo a um pedido deles”, explicou. “Com menos vendas, aumentam as demissões, e com elas os problemas sociais. Ou seja, é uma bola de neve”, completou.

A prefeita diz também que os recursos que seriam utilizados para a realização da Feife estão sendo empregados em obras de infraestrutura. “Como todos sabem, estamos realizando uma grande obra viária, que é a duplicação da avenida Rudolf Streit. Conseguimos a maior parte dos recursos com o Governo do Estado, mas o segundo trecho será bancado com recursos próprios. Além disso, também estamos investindo na compra de remédios, revitalizações de unidades escolares, entre outras áreas”, concluiu Renata Braga.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Logo do Facebook Deixe seu comentário