Equipe faz "faxina" nas tubulações da rede de esgoto de Porto Ferreira

Equipe faz "faxina" nas tubulações da rede de esgoto de Porto Ferreira

Webmaster 08/07/2015 - 22:05
Nesta semana, até um cachorro foi parar na estação de tratamento da cidade.
Trabalho evita os transbordamentos e o retorno de materiais nas residências



Funcionários da concessionária responsável pelo abastecimento em Porto Ferreira SP estão percorrendo as ruas da cidade para efetuar a limpeza da rede de esgoto. Nesta semana, até um cachorro de grande porte foi parar na estação de tratamento do município.

O caminhão usado no trabalho é carregado com água. Os trabalhadores colocam mangueiras nos canos e soltam um forte jato com muita pressão. Cada operação lava 1,5 mil metros de tubulação e, quando as equipes puxam a mangueira de volta, acham de tudo.

“Cabelo, clips, cadarço, fio dental”, contou o analista de planejamento Marco Falcão Vieira. De acordo com a empresa, também é muito comum encontrar garrafas, papel higiênico, absorventes e fralda descartável.

O óleo de cozinha é outro problema. Ao secar, ele adere às paredes das tubulações e o acúmulo provoca entupimento. Além disso, como apenas 25% do esgoto da cidade é tratado, quando a gordura não é recolhida nas ações de limpeza, pode ir parar no Rio Mogi, contaminando a água.

Estrutura
Desenvolvidos com diâmetros específicos para transportar os efluentes dos imóveis, os canos estão preparados para receber apenas o líquido que vem dos banheiros, da cozinha e da lavanderia. Qualquer material sólido jogado nesses locais pode sobrecarregar o sistema e atrapalhar os próprios moradores. “Causa transbordamentos nos nossos poços de visita que ficam na rua e retorno de esgoto na própria residência”, afirmou Lorena Cristina de Lima Santos, coordenadora de rede.

Outro problema é o despejo de água da chuva no sistema de esgoto. Como não foram dimensionadas para esse fim, as tubulações acabam sobrecarregadas com o descarte de água pluvial.

A recomendação, nesse caso, é não conectar as calhas e ralos ao sistema de esgoto. Segundo a empresa, a água da chuva coletada nesses pontos deve ser lançada diretamente na rua, na sarjeta, onde o volume é escoado para as bocas de lobo e galerias subterrâneas.

Denúncias
O telefone para denunciar ligações irregulares no esgoto ou reclamar de entupimento na cidade é 0800-771-0001.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário