Uniprev Diagnósticos é o primeiro laboratório da região a receber o “Selo de Acreditação”

Uniprev Diagnósticos é o primeiro laboratório da região a receber o “Selo de Acreditação”

Webmaster 26/06/2015 - 16:38
Certificação indica mais credibilidade, segurança e qualidade em todos os exames laboratoriais, além da adequação de equipamentos, rotinas diárias e pessoal



Com apenas cinco anos de atividades a Uniprev Diagnósticos de Descalvado é o primeiro laboratório de análises clínicas da região a receber o Selo de Acreditação, fornecido pela DICQ Sistema Nacional de Acreditação depois de um ano se preparando e se adequando aos mais de 100 requisitos exigidos em nove áreas específicas. O selo indica mais credibilidade e garantia em todos os exames realizados através de um rigoroso controle de qualidade.

A Acreditação é um processo voluntário outorgado por instituições reconhecidas por sua seriedade, responsabilidade e capacidade profissional, para comprovar a implementação de um sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

No Brasil existem várias empresas do ramo de Acreditação e a Uniprev Diagnósticos optou pela avaliação da DICQ - uma empresa técnico-científica – que realiza inspeção, auditorias, credenciamento e acreditação do sistema da qualidade de Laboratórios Clínicos, com auditores extremamente especializados.

Durante um ano toda estrutura físicaas, de procedimentos e atuação dos profissionais envolvidos com o laboratório passaram por aprimoramento e adequações aos requisitos exigidos pelo regulamento da DICQ e neste primeiro semestre de 2015, auditores estiveram em Descalvado para a avaliação final e emissão do Selo de Acreditação.

Segundo o gerente administrativo e financeiro da Uniprev Diagnósticos, Rodrigo Cuenca esse certificado é válido por um ano sendo feita a checagem pelos auditores do DICQ periodicamente, dando continuidade a essa credibilidade.

O Programa de Gestão da Qualidade está devidamente implantado assegurando todos os requisitos exigidos pela Acreditação, dando mais segurança ao cliente que ao requerer qualquer um dos exames que o laboratório está apto a realizar possa entregar ao seu médico com tranquilidade. O Selo vem para acabar de vez com o mito de que exames realizados em outras cidades sejam mais garantidos.

Dentre os requisitos exigidos estão as adequações às Normas ISO nacionais e internacionais Gestão da Qualidade, requisitos de segurança,; RDC nº 302, da ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária que dispõe sobre Regulamento Técnico para Funcionamento de Laboratórios Clínicos; Norma Regulamentadora NR-32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde; RDC nº 306 da ANVISA – Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde; e requisitos técnicos baseados nas Boas Práticas de Laboratórios Clínicos BPLC.

A Uniprev Diagnósticos também investiu na formação e especialização de pessoal para o cumprimento de um sistema de controle interno e externo de qualidade, a fim de permitir a emissão de laudos confiáveis, necessários ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das patologias humanas.


Laboratório está apto a realizar exames de complexidades
Com a Gestão da Qualidade, a rotina diária segue um padrão de controle de todos os equipamentos utilizados no laboratório, acompanhamento da temperatura ambiente, uso de EPI Equipamento de Proteção Individual, higienização adequada, iluminação, estruturas físicas e ergonomia e o minucioso armazenamento de dados de todos os exames realizados. Esse é um processo que está em constante atualização a partir de sua implantação, os laudos a partir de agora levam o Selo de “Laboratório Acreditado”, bem como todo o material de divulgação.

O Laboratório de Análises Clínicas da Uniprev pode ser considerado um dos mais completos e atende aos convênios: Uniprev, Unimed, São Francisco, APAS, CASSIS, CABESP, Sulamérica, Saúde Caixa e particulares.

A Uniprev
Fundada desde 1998, a Uniprev é uma empresa especializada em Planos de Assistência Familiar, que reúne uma sólida rede de serviços de saúde e benefícios exclusivos com todo o cuidado e assistência para toda a família. Está localizada à Rua 24 de Outubro, 400 – Centro de Descalvado.

Disponibiliza serviço funerário de alto padrão, estrutura e suporte a pacientes convalescentes, ambulância, serviços de pequenos reparos domésticos, e assistência na área da saúde: Consultas médicas, Laboratórios de Análises Clínicas Uniprev Diagnósticos, Tratamento Odontológico, Fisioterapia, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Psicólogos, Raio-x, Ultra-som, Tomografia e Ressonância Magnética e Farmácias.

Texto: Mariza Monzani



Logo do Facebook Deixe seu comentário