Secretária da Educação de Motuca é presa durante ação policial do Gaeco

Secretária da Educação de Motuca é presa durante ação policial do Gaeco

Webmaster 16/06/2015 - 13:00
Elaine Cristina Marques Luiz foi levada para a DIG de Ribeirão Preto, SP.
Suspeita é que pessoas da cidade sejam ligadas à organização criminosa.





A Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Motuca, Elaine Cristina Marques Luiz, foi presa na manhã desta terça-feira em uma operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado [Gaeco] de Ribeirão Preto. Ela foi levada para a Delegacia de Investigações Gerais [DIG] da cidade. Outras três pessoas foram detidas na região.

A polícia suspeita que algumas pessoas de Motuca tenham ligação com uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos e licitações de prefeituras e Câmaras da região. Procurada pelo G1, a Prefeitura da cidade ainda não se manifestou sobre a operação.

Os policiais chegaram à cidade e se dirigiram até o prédio da Prefeitura, onde permaneceram por cerca de duas horas. Depois, seguiram para a Câmara Municipal. Nenhum funcionário pode entrar para trabalhar enquanto eles estavam lá dentro. Documentos e computadores foram apreendidos.

Região
Em Santa Rita do Passa Quatro, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal. Lá, foram apreendidos documentos realtivos a um concurso publico realizado em 2013 para os cargos de procurador jurídico e servente.
Representantes do Ministério Público e da Polícia Civil também estiveram na Prefeitura dePorto Ferreira para cumprir mandado de busca em relação a um processo licitatório de duas empresas.

Funcionários do setor de licitação receberam os policiais e checaram documentos. Segundo a Prefeitura, essas empresas nunca prestaram serviço para o município e por isso, nenhum documento foi apreendido.

Operação
A "Operação Q.I.", em referência à expressão técnica "Quociente de Inteligência", começou às 3h da madrugada. A ação visava o cumprimento de 20 prisões temporárias decretadas e 55 mandados de busca e apreensão, que demandam atuação em 20 cidades da região de Ribeirão Preto e 11 cidades da região de São José do Rio Preto. Participam da operação cerca de 50 delegados, 50 promotores de Justiça, 120 investigadores e 60 viaturas.

Entre os procurados estão sete empresários, três vereadores, três secretários municipais, seis advogados e funcionários públicos. As buscas foram realizadas em seis empresas, 18 prefeituras, 11 Câmaras Municipais, entre outros locais.

A investigação apontou possíveis fraudes em quatro concursos públicos e mais de 30 processos licitatórios para a contratação das empresas investigadas, que teriam recebido somente em 2014 e 2015 mais de R$ 2 milhões dos Poderes Públicos municipais em decorrência desses contratos.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário